A internet é o maior avanço das telecomunicações até o final do século 20
Ethevaldo Siqueira é jornalista e há décadas acompanha o setor de telecomunicações
“A internet, do lado tecnológico, é fruto das tecnologias das comunicações. No momento em que você digitaliza a transmissão da voz, ela pode ser considerada uma evolução das próprias telecomunicações. No momento em que você teve a telefonia com fio, depois a telefonia sem fio, rádio; a internet é uma decorrência. Por outro lado, ela se tornou, digamos, um benefício mundial, porque, pela primeira vez, você consegue colocar em comunicação, em contato, qualquer pessoa que disponha desse meio”, disse o jornalista Ethevaldo Siqueira ao começar sua entrevista em vídeo para o Especial 25 anos da Abranet. “A internet se tornou, na minha opinião, o maior avanço que as telecomunicações puderam alcançar até o final do século 20”, completou.
Siqueira, que acompanha os setores de telecomunicações e tecnologia há décadas, ressaltou que, quando a internet comercial foi lançada, não era possível projetar que pudesse abranger um percentual tão grande da humanidade como, de fato, ela atingiu. “A internet coloca, realmente, a humanidade em uma rede que, se dependesse de cabos submarinos, se dependesse de estrutura física maior, seria muito difícil de integrar tanta gente com um custo residual tão baixo”, apontou.
Analisando a evolução da internet à luz do século 21, Siqueira apontou, entre os principais desafios vencidos, o estabelecimento de um investimento que se fez espontaneamente no mundo. “A grande vantagem é que a internet não se tornou um monopólio de um grupo, nem de Estado, nem de um grupo privado, que dizer, ela se expandiu também livre de regulamentações que fossem. Houve tentativas no Brasil de se estatizar, a Embratel queria ter o monopólio, achava que pelo fato de ter o monopólio da telefonia de longa distância, naquela época, seria a única empresa autorizada a explorar", lembrou. "Isso, hoje, a gente acha até uma brincadeira que uma empresa como a Embratel tenha tido esse propósito, porque eles não tinham ideia do que significaria essa expansão tão grande, que eu chamo de democratização quase que global da internet. Essa liberalização da internet foi um dos maiores avanços do ponto de vista da política de telecomunicações no mundo”, acrescentou.
O multissetorialismo da internet foi importante para seu fortalecimento. No Brasil, a criação do Comitê Gestor de Internet (CGI) foi muito importante, assim como o papel que a Associação Brasileira de Internet desempenhou ao longo desses anos. “A Abranet fez o papel de levar [a internet] a um número muito grande de usuários, de empresas, estabelecendo um diálogo e criando uma consciência da importância desse meio de comunicação e também da necessidade de nós preservarmos um ambiente político regulatório que impedisse que a internet caísse em processo de monopólio, seja privado, seja governamental”, disse, enfatizando que a Abranet teve um papel educativo muito grande no Brasil.
Para Ethevaldo Siqueira, preservar a liberdade e a ausência de controles políticos e ideológicos resume a essência da internet. “Na medida em que você não consegue ter um canal exclusivo quer seja de governo, quer seja de um grupo privado, isso favorece muito mais a diversidade de debate e discussão. Eu diria que toda essa disseminação de abertura cultural foi um ganho e um avanço”, justificou.
Do ponto de vista econômico, a internet criou modelos de negócios que eram impensáveis antes de sua existência. “O fato de eu ter vivido a passagem, o mundo sem internet para o mundo da internet no século passado, eu, que tenho quase 60 anos de jornalismo, eu vi isso. Quando você se adiantava um pouco e escrevia ‘olha, nós estamos caminhando nessa direção’, nem a maioria dos jornalistas meus colegas achava que aquilo seria possível naquele prazo e eu, então, fui considerado mais ou menos um louco que estava dizendo bobagens", recordou. "Felizmente, eu tinha certeza, na medida em que, pelo meu contato, pelo meu próprio trabalho, por estar trabalhando em uma área de vanguarda tecnológica, eu podia antever aquilo, não pelos meus olhos, mas muito mais pelos especialistas com quem eu conversava.”
Olhando para as próximas décadas, Siqueira avalia que a internet está evoluindo de uma maneira rápida. “O jornalismo foi a primeira área, pelo menos na minha visão, que foi muito beneficiada. A outra – e você vê economicamente – é que nasceram empresas gigantes capazes de estabelecer o comércio pela internet”, apontou. “Não há, na minha visão, nenhuma invenção no século passado que tenha tido um alcance tão grande num espaço de tempo tão pequeno. Se você imaginar, a internet nasceu quase que de uma previsão de se criar uma rede que não dependia mais do que de licenciamento governamental, que não dependia muito mais de grandes investimentos.”