“A Internet pegou todo mundo desprevenido. Ninguém imaginava o boom que ia ser”, disse, em entrevista para Abranet, Aleksandar Mandić, um dos fundadores do iG, lançado no ano 2000 e que oferecia Internet grátis. A entrada do iG no mercado obrigou os provedores de acesso à Internet que já haviam lançado serviço a se reinventarem. O iG foi um marco.
Mandić conta que a internet grátis só funcionaria se tivesse muitos usuários. Para um provedor com mil ou 10 mil usuários, não funcionaria. “Quando lançamos o iG, em 9 de janeiro de 2000, nós tivemos 30 mil cadastramentos em um só dia e chegamos ao fim do mês com 800 mil usuários. Com 800 mil usuários, você consegue ganhar dinheiro. Então, o iG foi pensado para ser grande, porque pequeno não funcionaria.”
Confira a entrevista na íntegra:
Especial 20 anos de Internet comercial no Brasil
No ano em que a Internet comercial no Brasil completa duas décadas de existência, a Abranet publica uma série de entrevistas e reportagens sobre quem foram os primeiros provedores de acesso à Internet e como o papel deles mudou ao longo deste período. Não deixe de conferir o especial completo, tanto no portal quando na revista, que circula em março de 2015.
![]() |
... | Versão para impressão: ![]() | |