NOTÍCIAS
20 anos de Internet: Eduardo Parajo relembra como o iG mudou o mercado dos ISPs
Por: Roberta Prescott - 13/02/2015

Eduardo Parajo atuava na área de computadores e informática no meio da década de 1990 quando, ao visitar uma grande feira do setor nos Estados Unidos, a Condex, observou que o principal tema de discussão não eram as máquinas, mas sim os serviços online e a Internet. Ao retornar ao Brasil, Parajo decidiu empreender nesta área e montou, em 1995, o provedor de acesso à Internet WTC On Line — que, no ano seguinte, foi batizado de Durand, sua empresa até os dias de hoje. 

Em entrevista em vídeo para o portal Abranet, em comemoração aos 20 anos da Internet comercial no Brasil, Parajo relembra os desafios de receber as conexões, pois havia uma escassez de linhas telefônicas, e de contratar linhas dedicadas no monopólio que eram as telecomunicações no Brasil — o sistema Telebrás foi privatizado mais tarde, em 1998

No entanto, um dos maiores marcos no começo da história da Internet no País e que mudou o mercado dos ISPs foi o lançamento, em janeiro de 2000, do provedor de acesso gratuito à Internet, o iG. “O iG mexeu muito no mercado, criou um desbalanço geral na forma como todos trabalhavam”, conta Parajo. 

De acordo com informações do próprio iG, em dezembro daquele mesmo ano, era o portal mais acessado nos domicílios do País, recebendo 2,2 milhões de visitantes únicos em sua homepage — em média 22% dos internautas brasileiros. Quinze anos depois, o iG contabiliza 2,3 milhões de contas de e-mail de usuários ativos e tem audiência mensal de 30 milhões de visitantes únicos.

Durante a entrevista, Parajo relembra como os provedores de acesso à Internet tiveram de se reinventar diversas vezes nestas duas décadas para não deixar de existir. Além do impacto da chegada do iG, a entrada das operadoras no serviço de ADSL também representou um enorme desafio. “Muitos provedores morreram. Foi preciso se reinventar, criando alternativas e coisas que não existiam antes.” 

Parajo também comenta sobre as discussões em torno do Marco Civil da Internet. Ele falar ainda de como as questões tributárias são um entrave para a expansão do setor. 


Especial 20 anos de Internet comercial no Brasil
No ano em que a Internet comercial no Brasil completa duas décadas de existência, a Abranet publica uma série de entrevistas e reportagens sobre quem foram os primeiros provedores de acesso à Internet e como o papel deles mudou ao longo deste período. Não deixe de conferir o especial completo, tanto no portal quando na revista impressa, que circula em março de 2015. 

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:
15/09/2021
31/08/2021
09/08/2021
01/07/2021
15/06/2021
11/06/2021
09/02/2021
16/12/2020
09/12/2020
04/12/2020


Copyright © 2014-2021         Abranet - Associação Brasileira de Internet         Produzido e gerenciado por Editora Convergência Digital