Gil Torquato trabalhava na Folha quando o grupo decidiu lançar o UOL em abril de 1996. “A visão do grupo sempre foi moderna neste sentido, imaginava que o protocolo TCP/IP seria uma nova realidade para o mundo de mídia de uma forma geral. Como éramos e somos um grande provedor de conteúdo, enxergamos na Internet o futuro do nosso negócio. Poucas empresas de mídia tiveram esta visão tão antecipadamente como nós tivemos”, diz, em entrevista em vídeo realizada para o especial sobre os 20 anos da Internet comercial no Brasil.
Antes de lançar o UOL, líderes da Folha fizeram benchmarking com empresas dos Estados Unidos, como a AOL, que era o maior provedor do mundo com 11 milhões de assinantes. “A AOL foi um grande exemplo para nós. Trouxemos a ideia deles de distribuir os CDs para o Brasil.”
A aposta em conteúdo ficou mais evidente a partir da associação com a Abril, em agosto de 1996, desfeita anos depois. “Nós sabíamos que a produção de conteúdo era um diferencial.”
Para se manter competitivo no mercado, o UOL lançou, em junho de 1997, uma empresa de provimento de acesso discado à Internet, a AcessoNet, que no ano 2000 foi vendida à Embratel. “Foi um acerto. Se olhar a curva de crescimento do UOL, foi astronômico com os POPs locais. Chegamos a ter mais de 400 cidades atendidas, era a maior rede IP da América Latina.”
O papel principal da AcessoNet foi dar vasão ao conteúdo que era produzido pelo UOL, alcançando regiões mais remotas do País. Para tanto, o modelo de negócio também incluía parceria com provedores locais.
Até o UOL alcançar o break-even, em 2003, teve de enfrentar a bolha da Internet e o surgimento do iG, que oferecia acesso grátis, ambos no ano 2000. “Estávamos preparados para fazer o IPO e fomos surpreendidos pela chegada do acesso gratuito, que era um movimento que já sabíamos que existia”, relata. Segundo ele, o UOL nunca acreditou no modelo gratuito. Hoje o portal contabiliza 3 milhões de assinantes.
Na trajetória do UOL, a empresa abriu e fechou capital na bolsa de valores. Na entrevista a seguir, Gil Torquato revela os porquês deste movimento e conta como o UOL surgiu.
Especial 20 anos de Internet comercial no Brasil
No ano em que a Internet comercial no Brasil completa duas décadas de existência, a Abranet publica uma série de entrevistas e reportagens sobre quem foram os primeiros provedores de acesso à Internet e como o papel deles mudou ao longo deste período. Não deixe de conferir o especial completo, tanto no portal quando na revista impressa, que circula em março de 2015.
![]() |
... | Versão para impressão: ![]() | |