NOTÍCIAS
20 anos de Internet: confira entrevistas com os provedores que fizeram história
Por: Roberta Prescott - 16/03/2015

Empreendedores antenados nas tendências tecnológicas, alguns, inclusive, que eram donos de prestadoras de serviço BBS, foram os desbravadores da Internet no Brasil. Em comum, as histórias dos primeiros provedores de acesso à rede mundial de computadores mostram que eles enfrentaram os mesmos desafios. Como parte deste especial dos 20 anos da Internet comercial no Brasil, a Abranet entrevistou, em vídeo, alguns destes ISPs. Confira:

Dorian Lacerda Guimarães
Foi no dia 22 de junho de 1995 que a DGLNet começou a funcionar na cidade de Campinas, sendo o primeiro provedor de acesso à Internet do Brail. “Antes disto, as pessoas só tinham acesso por meio de universidades. Montamos o primeiro provedor do Brasil”, lembra.  

Demi Getschko
Uma das figuras mais importantes da história da Internet no Brasil, ele esteve envolvido em todos os estágios do desenvolvimento da rede. “Os provedores sempre foram muito fundamentais para o desenvolvimento da rede, porque ajudavam os usuários a se conectarem”, conta Getschko, que atualmente responde como diretor-presidente do NIC.br e coordenador do Grupo de Trabalho (GT) multissetorial do CGI.br criado para acompanhar as propostas de regulamentação do Marco Civil.

Aleksandar Mandić
“A Internet pegou todo mundo desprevenido. Ninguém imaginava o boom que ia ser”, disse Mandić, que montou a Mandic BBS para atender a uma necessidade da empresa onde trabalhava e depois a Mandic Internet. Também foi um dos fundadores do iG, portal que oferecia acesso grátis à Internet e que foi um marco na história dos ISP, porque os obrigou a repensar suas estratégias. 

Eduardo Parajo
Parajo atuava na área de computadores e informática no meio da década de 1990 quando, ao visitar uma grande feira do setor nos Estados Unidos, a Condex, observou que o principal tema de discussão não eram as máquinas, mas sim os serviços online e a Internet. Ao retornar ao Brasil, decidiu empreender nesta área e montou, em 1995, o provedor de acesso à Internet WTC On Line — que, no ano seguinte, foi batizado de Durand, sua empresa até os dias de hoje.

Gil Torquato
Antes de lançar o UOL, líderes do Grupo Folha fizeram benchmarking com empresas dos Estados Unidos, como a AOL, que naquela época era o maior provedor do mundo com 11 milhões de assinantes. “A AOL foi um grande exemplo para nós. Trouxemos a ideia deles de distribuir os CDs para o Brasil”, conta Gil Torquato que estava à frente do lançamento do UOL. A trajetória do portal, que hoje é o maior do Brasil, incluiu associação com a Abril, estruturação de empresa de provimento de acesso discado à Internet, a AcessoNet, abertura e fechamento de capital, entre outros.

José Janone Junior
Os provedores de acesso à Internet tiveram papel fundamental para a expansão da rede no Brasil. “Eles foram desbravadores, principalmente, os das pequenas cidades, que tinham parceria com lojas de informática. Os próprios provedores iam às residências conectar a placa de modem, ensinavam, davam treinamento”, reflete Janone Jr. ele também lembrou como a entrada das telcos no mercado de Internet tirou clientes dos ISPs.

A íntegra da reportagem está na revista da Abranet

>>> Não deixe de acessar a página do Youtube da Abranet para ver estes e outros vídeos.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:
15/09/2021
13/09/2021
31/08/2021
30/08/2021
26/08/2021
17/08/2021
09/08/2021
09/08/2021
04/08/2021
27/07/2021


Copyright © 2014-2021         Abranet - Associação Brasileira de Internet         Produzido e gerenciado por Editora Convergência Digital