O Brasil está entre os cinco maiores consumidores de conteúdo por demanda. Hoje, os serviços de streaming fazem parte da rotina de 71% dos brasileiros, que afirmam serem assinantes ou já terem assinado algum serviço para assistir a filmes ou séries online. Os dados são do levantamento “Streaming 2022”, feito digitalmente com 1106 brasileiros conduzido pela Hibou - empresa especializada em pesquisa e monitoramento de mercado e consumo.
Atualmente, segundo a pesquisa, há uma predominância entre dois players: 91% dos brasileiros assinam ou assinaram Netflix e 53%, a Amazon Prime Video. Além destes também foram citados: GloboPlay (30%); Disney+ (26%); HBO MAX (20%); Telecine Play (13%); YouTube Premium (9%); Star+ (8%); Paramount+ (6%); AppleTV (4%).
Para 70% as novidades são o principal motivo de acesso às plataformas, principalmente filmes novos e lançamentos de séries. Entre aqueles que não são apegados a conteúdo inéditos, 44% dão atenção às séries que estão sendo muito comentadas por todos; 32%, filmes clássicos; 29%, documentários; 26%, séries clássicas, que não estão mais no ar; 16%, conteúdo infantil; 10%, novelas; 6%, animes; 5%, esportes; 3%, outros.
Em nota, Ligia Mello, coordenadora da pesquisa e sócia da Hibou, afirmou que o streaming se consolidou como o principal canal de entretenimento durante o período de isolamento social, mas isso já era uma tendência iminente. O formato, completou, dominou os lares brasileiros e os consumidores tornaram-se mais exigentes. Para manter os assinantes ativos, Mello indica que as plataformas precisam incrementar seus catálogos ou investir em conteúdos autorais, até mesmo porque o mercado se tornou competitivo com o surgimento de concorrentes.
Com a exigência por mais conteúdo, preço e facilidades, dentre os 71% de assinantes, 52% já cancelaram algum serviço de streaming. Dentre estes, 40% deixaram de assinar a Netflix (24%), GloboPlay (23%), Amazon Prime Video (15%), Telecine Play (14%), Disney+ (13%), HBO MAX (6%), entre outros.
A motivação é liderada pelo momento financeiro do brasileiro, para 24% ficou caro pagar as mensalidades, já para 23%, o custo x benefício não vale mais a pena; 15% sentiram falta de mais lançamentos; 12% apontaram catálogo com poucas opções ou títulos que não agradaram; 11% trocaram por outro serviço; 6% compartilharam uma experiência ruim na plataforma; e 4% passaram a integrar o “plano família” de outra pessoa.
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