O Banco Central (BC) anunciou, nesta segunda (6/3), o início dos testes para o que será o Real Digital. Também revelou que escolheu a plataforma Ethereum, com o sistema cliente Hyperledger Besu, para rodar a CBDC brasileira. Diante do anúncio, a Associação Brasileira de Internet ressaltou que enxerga de forma positiva as diretrizes anunciadas pelo Banco Centro para o Real Digital.
"As diretrizes anunciadas nesta segunda-feira representam mais um passo do país rumo à digitalização do sistema financeiro e de pagamentos nacionais e transfronteiriços. A nossa expetativa é positiva para redução de custos de transação e aumento da disponibilidade dos sistemas, com benefícios aos usuários”, destacou Eduardo Neger, presidente da Abranet - leia nota na íntegra abaixo.
Nesta fase de teste, o BC avaliará os benefícios da programabilidade oferecida por uma plataforma de tecnologia de registro distribuído (Distributed Ledger Tecnology - DLT) multiativo para operações com ativos tokenizados, dados os contornos legais de sigilo, proteção de dados e prevenção à lavagem de dinheiro. O teste será realizado em ambiente simulado, não envolvendo transações ou valores reais.
Confira abaixo a íntegra do comentário:
“A Abranet enxerga de forma positiva as diretrizes anunciadas pelo Banco Centro para o Real Digital. A associação é favorável ao desenvolvimento da moeda digital que está em consonância com as práticas em outras jurisdições e com a agenda de promoção da inovação financeira pelo Banco Central. As diretrizes anunciadas nesta segunda-feira representam mais um passo do país rumo à digitalização do sistema financeiro e de pagamentos nacionais e transfronteiriços. A nossa expetativa é positiva para redução de custos de transação e aumento da disponibilidade dos sistemas, com benefícios aos usuários”.
Eduardo Neger - Presidente da Abranet (Associação Brasileira de Internet)
![]() |
... | Versão para impressão: ![]() | |