Publicada em: 19/08/2020 às 16:53
Notícias


Acabou o estoque de IPV.4 na América Latina
Redação da Abranet

O Registro de Endereços da Internet da América Latina e do Caribe (LACNIC) informou que o último bloco de endereços IPv4 disponível foi reservado. Desde que começou a chamada fase final, iniciada em fevereiro de 2017, o LACNIC e seus NIRs atribuíram mais de 5,6 milhões de endereços IPv4. O processo de esgotamento tem sido implementado de acordo com as políticas definidas pela comunidade e devidamente reportado nas várias instâncias.

Durante a primeira quinzena de agosto, o número médio de atribuições aumentou duas vezes, acelerando a data projetada de esgotamento dos endereços IPv4, segundo o LACNIC. Este mês também foi registrado um número recorde de novos membros (234) na história do LACNIC.

De acordo com o LACNIC, a entidade continuará recuperando os endereços IPv4, os quais serão atribuídos de acordo com as políticas em vigor. Este espaço recuperado deve passar por um processo de quarentena de seis meses. Este processo foi iniciado em março, portanto, os primeiros blocos de endereços serão liberados da quarentena em setembro.

LACNIC reforçou que o processo de solicitação de recursos permanece inalterado. As organizações que concluírem o processo e cujas solicitações forem aprovadas receberão recursos com base em sua posição em uma lista de espera que está ativa a partir no site da entidade.

Diante desta situação, LACNIC enfatizou seu apelo às organizações da região para que acelerem a implantação do IPv6 em suas redes e acelerem o crescimento da Internet. De acordo com a organização, a gestão responsável dos recursos e a definição oportuna de políticas para essas fases de esgotamento do espaço de endereçamento permitiram atribuir 189,3 milhões de endereços IPv4 a mais de 11.200 organizações e empresas na América Latina e no Caribe.


Powered by Publique!