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BNPL, Pix e carteiras digitais estão entre tendências de pagamentos para o varejo digital em 2023
Por: Redação da Abranet - 17/01/2023

A fusão das experiências de compra online e offline, o aumento do uso Pix, o crescimento das carteiras digitais e QR Code, além da modalidade Buy Now Pay Later, estão entre as tendências de pagamento para o varejo digital em 2023, apontadas pela Adyen.

De acordo com análise da plataforma global de tecnologia financeira, o mercado de pagamentos segue em constante evolução e, em 2023, tendências como carteiras digitais, QR Code e a consolidação da jornada phygital devem passar por melhorias e ganhar novas funcionalidades.

A empresa divulgou uma lista com quatro tendências e explicou porquê acredita que elas serão dominantes neste ano. Confira abaixo:  

1 - Fusão das experiências de compra online e offline 

O muro entre loja física e o e-commerce está cada vez menor e a propensão é que ele desapareça. Cada vez mais, os varejistas devem oferecer aos clientes uma experiência “phygital”, mais conectadas, sem separações entre o digital e presencial.  Com o “comércio unificado” é possível que varejistas deem um passo além da omnicanalidade e ofereçam ao consumidor um conceito cada vez mais híbrido entre o virtual e loja física. 

Com o centro de pagamentos e estoques unificados, o lojista consegue oferecer uma experiência de compra completa. Isso permite, por exemplo, que um cliente compre um produto que não esteja disponível no momento direto na loja e o receba em casa ou retire em outra unidade. Sendo possível até mesmo adquirir algo no e-commerce e retirar ou trocar na loja. 

Segundo o Relatório Varejo 2022, realizado pela Adyen em parceria com a KPMG, o comércio híbrido é a principal tendência do varejo. Aproximadamente 85% dos participantes disseram que buscam estabelecimentos que ofereçam uma jornada de compra multicanal. O phygital deve crescer ainda mais ao longo deste ano.

2 - Crescimento do Pix no varejo 

Lançado em 2020, o Pix é um meio de pagamento exclusivo do Brasil. A transferência gratuita e instantânea conquistou a população e já é o segundo método mais utilizado no e-commerce, perdendo apenas para os cartões de crédito, é o que diz estudo realizado pela consultoria Gmattos.  

Ainda de acordo com a pesquisa, em julho deste ano, 78% das lojas analisadas ofereciam a opção de pagamento via Pix. Em 2021 esse número era de 16,9%. Estima-se que a aceitação da transferência instantânea deve chegar a 92% das lojas em 2023. Além disso, o Banco Central está desenvolvendo novas modalidades de Pix, como: Pix Garantido, Pix Recorrente, Pix Internacional, entre outros. 

3 - Crescimento das carteiras digitais e QR Code

As e-wallets, ou carteiras digitais, chegaram para ficar. Com aplicativos, como Apple Pay ou Google Pay, os clientes podem fazer pagamentos com o celular. A praticidade dessa modalidade é o que mais chama atenção dos consumidores e vem deixando-a tão popular. Além dos QR Code, que começou a ser mais usado durante a pandemia e continua até hoje. 

Segundo a PYMNTS, organização global especializada em dados e insights sobre inovação em pagamentos e economia conectada, em 2023 mais de 4 bilhões de consumidores pagarão com carteiras digitais no mundo. A estatística ganha destaque nas lojas físicas: 1,6 bilhão de clientes devem usar essa modalidade nas compras presenciais, o que vai corresponder a 30% dos recebimentos em estabelecimentos físicos. 

4 - Buy Now Pay Later

Esse é um modelo de pagamento parcelado que deve ganhar bastante destaque em 2023 em diversos países. O conceito de Buy Now, Pay Later (compre agora, pague depois, em tradução livre) pode ser familiar para os brasileiros, afinal, comprar de forma parcelada já é comum no país. Mas a modalidade leva modernidade e tecnologia para o famoso boleto de parcelamento. 

O BNPL é ligeiramente diferente do tradicional boleto parcelado do Brasil, pois ele traz a possibilidade de dividir compras digitais e funciona como um financiamento, o consumidor paga sua compra por meio de empréstimos. Geralmente, eles são intermediados por fintechs, que disponibilizam o serviço e fazem o meio de campo entre loja virtual e cliente. Usando tecnologia de Inteligência Artificial, a empresa financeira coleta dados do cliente e leva o cadastro para aprovação. O empréstimo deve ser pago via boleto em quantas vezes o consumidor escolher. 

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