As vendas da Black Friday 2022 decepcionaram o comércio online brasileiro: segundo dados da Neotrust, o faturamento durante o período foi de R$ 3,9 bilhões, uma queda de 25% em relação a 2021, quando bateram R$ 5,2 bilhões.
Já nos Estados Unidos, onde a data surgiu, as vendas pela web bateram recorde: chegaram a US$ 11,3 bilhões – equivalente a quase R$ 60 bilhões. Os dados da Adobe Analytics, que monitora de transições na internet, apontam uma alta de 5,8% em comparação ao ano passado.
O cartão de crédito esteve entre as formas de pagamentos mais usadas pelos consumidores brasileiros (54,2%), seguido pelo PIX (15,7%) e boleto bancário (13,8%). Os dados da Neotrust indicam que as TVs de 50 e 55 polegadas foram as responsáveis por 46% do faturamento de televisores. A categoria de telefonia perdeu 4,6 pontos percentuais de participação em faturamento de e-commerce comparado ao mesmo período do ano anterior. Ao mesmo tempo, beleza e perfumaria tiveram alta em faturamento.
A performance ruim é justificada. “O Brasil está passando por um processo de transição de governo e incertezas sobre o futuro econômico. Além de altas nas taxas de juros, queda na renda, nos salários e uma Copa do Mundo em novembro – tudo no mesmo ano, coisa que nunca aconteceu e pode afetar tudo,” assinala o professor do Insper e especialista em varejo, Silvio Laban.
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