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Brasil precisa de R$ 53 bilhões para levar banda larga aos desconectados
Por: Da Redação da Abranet - 30/09/2022

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a  Anatel publicaram um estudo com os resultados de uma pesquisa feita com crowdsourcing (ou seja, com dados alimentados pelos próprios usuários) para o levantamento sobre a cobertura e qualidade da banda larga no Brasil. O trabalho identificou que há entre 15 a 20 milhões de brasileiros vivem em áreas onde não foram encontradas evidências de conectividade de banda larga.

O estudo reportou que estender a cobertura do serviço de banda larga para os habitantes que vivem em um terço dessas áreas não cobertas aumentaria a cobertura populacional em mais de sete pontos percentuais, geraria um crescimento do produto interno bruto (PIB) de 2,4% e custaria US$ 9,5 bilhões, dos quais quase dois terços seriam uma contribuição pública para torná-lo viável financeiramente.

Sobre os custos necessários para diminuir o fosso digital que existe no Brasil, a pesquisa trabalhou com a localização dos Pontos de Máxima Conectividade (PMC). Esses pontos são localizações com ótimas condições de conectividade.

Cada cluster (casas, escolas, pessoas, instituições) é conectado ao PMC mais próximo usando transporte de alta capacidade. Pelo estudo, o Brasil precisaria de US$ 9,5 bilhões, ou cerca de R$ 53 bilhões, em investimentos em cinco anos para conseguir promover a inclusão digital de 15,8 milhões de pessoas, que atualmente não têm acesso à banda larga fixa ou móvel, atingindo uma cobertura total de 98,2% da população.

A análise financeira dos 2.330 PMC encontrados mostrou que 10% deles seriam rentáveis e não precisariam receber recursos públicos, enquanto 90% necessitariam de financiamento público em menor ou maior proporção, a saber:

14% do total (a maioria localizada nas regiões Centro e Sul) necessitariam de apoio público inferior a 30% do investimento;

45% (distribuídos em todas as regiões) precisariam de apoio público entre 30% e 70% do investimento e;

30% dos PMCs (localizados principalmente nas regiões Norte e Nordeste) precisariam de apoio público superior a 70% do investimento total.

Outro dado importante trazido pelo estudo é o de que como a universalização da conectividade digital exige grandes investimentos, a colaboração pública e privada é necessária para enfrentar este desafio, bem como manter os custos operacionais tão baixos quanto possível para viabilizar os casos de negócios. 

*Com informações do portal Teletime

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