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Brasileiro adota mobile banking como o preferido para transações bancárias
Por: Ana Paula Lobo - 24/06/2021

O Mobile Banking foi responsável por 51% de todas as transações bancárias realizadas no Brasil em 2020, revela a Pesquisa FEBRABAN de Tecnologia Bancária 2021 (ano-base 2020), divulgada nesta quinta-feira, 24/06, no CIAB FEBRABAN 2021. O fator mais relevante desse crescimento acima de dois dígitos está no fato de não apenas as transações não financeiras aumentaram, mas as transações financeiras também tiveram um impulso considerável.

De acordo com a Febraban, o número de transações feitas pelo celular chegou a 52,9 bilhões, ante 37 bilhões no ano anterior. Em todos os canais bancários (celular, internet, maquininhas, agências, caixas eletrônicos, correspondentes bancários e contact centers), o total das operações feitas pelos clientes chegou a 103,5 bilhões, um crescimento de 20% - o maior dos últimos anos do estudo, realizado pela Deloitte.

Juntos, os canais digitais (internet banking e mobile banking) concentram 67% de todas as transações (68,7 bilhões) e são responsáveis por 8 em cada 10 pagamentos de contas, e por 9 em cada 10 contratações de crédito. Entre os 21 bancos que participaram do levantamento, oito responderam que foram abertas 7,6 milhões de contas pelos canais digitais, uma alta de 90% ante 2019. 

O total de contas ativas no mobile banking – conta com alguma movimentação nos últimos seis meses- mais que dobrou, passando de 92,4 milhões para 198,2 milhões. Deste total, 70 milhões foram abertas devido ao auxílio emergencial e estão consolidadas na Caixa Econômica Federal. Entretanto, o estudo mostra que mesmo sem considerar o efeito do auxílio emergencial, o crescimento teria sido de 39%. Já os clientes heavy users (que utilizam mais de 80% das transações em um único canal) registraram um crescimento de 113%, passando de 35,7 milhões para 76,3 milhões no ano passado.

"É claro que a Covid e o isolamento social fizeram o brasileiro eleger o mobile banking como ferramenta de uso", observa Sérgio Biagini, sócio-líder da Deloitte para a indústria de Serviços Financeiros no Brasil. Já o diretor setorial de TI da Febraban, Rodrigo Mulinari, lembra que, em média, um correntista fez 20 logins em 2020, e o chamado heavy users, 63 logins.

"Virou um hábito do brasileiro ir ao mobile banking para conferir sua conta bancária", pontuou o executivo, que também é gerente de TI do Banco do Brasil. Para os bancos, o sucesso do mobile banking está ligado ao crescimento das transações efetivamente feitas e nesse item houve um incremento de 64% - passou de 4,7 bilhões para 7,7 bilhões.

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