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Campanha #FiqueEsperto, apoiada pela Abranet,pede cuidados com links
Por: Redação da Abranet - 14/01/2021

A importância dos cuidados com links está sendo o tema da quarta fase da campanha #FiqueEsperto, iniciativa multissetorial que tem apoio da Associação Brasileira de Internet (Abranet). O objetivo é orientar a população para garantir maior segurança e evitar fraudes, fornecendo dicas e informações para a população sobre os cuidados necessários para garantir maior segurança e evitar fraudes no ambiente digital. 

A campanha começou na última quarta-feira (13/1) e seguirá ativa em janeiro com orientações sobre os cuidados com os links recebidos, a importância de verificar se o remetente é confiável e evitar download e execução de arquivos a partir do endereço acessado, por exemplo.

Também é recomendável ter um cuidado especial com mensagens que oferecem prêmios e vantagens muito atrativas e não reencaminhar mensagens de origem desconhecida e com links duvidosos.

A campanha #FiqueEsperto foi lançada em outubro do ano passado e conta com a participação dos setores de telecomunicações, financeiro, de internet, comércio e varejo. Nos dois primeiros meses, outubro e novembro de 2020, o foco foi oferecer informações para orientar os usuários quanto às medidas para proteger suas contas e senhas. 

Já, em dezembro, as dicas foram para proteger os dados pessoais dos usuários e no próximo mês a campanha focará em cuidados a serem tomados com aplicativos que se fazem passar por outros para enganar os usuários.

Além do hotsite https://fe.seg.br/, as dicas também estão sendo enviadas mensalmente por SMS. Foram enviados ainda e-mails sobre o tema para clientes dos segmentos atendidos por entidades apoiadoras e feitas postagens nas redes sociais.

Além da Abranet, a iniciativa conta com a Conexis Brasil Digital, entidade que representa o setor de telecomunicações, Associação Brasileira de Bancos (ABBC), Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint), Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Associação NEO, Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net), Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), Federação Nacional de Bancos (Febraban), Internet Society Capítulo Brasil (ISOC Brasil) e do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).

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