Publicada em: 23/11/2021 às 16:11
Notícias


Fraudes que simulam pagamento online crescem 208% com Black Friday
Da Redação da Abranet*

Com a proxmidade da 'Black Friday', crescem os ataques de phishing que simulam páginas de pagamento online. Segundo levantamento da empresa de segurança cibernética Kaspersky, o número de bloqueios de ações com fins financeiros disfarçados de sistemas de pagamento eletrônico aumentou mais de duas vezes de setembro (627.560) a outubro de 2021 (1.935.905), um crescimento de 208%. 

Segundo o relatório, a data é esperada por lojistas e consumidores, mas também é um dos melhores períodos para se realizar fraudes online e os cibercriminosos não hesitam em tirar vantagem, criando sites falsos que simulam as maiores varejistas e sistemas de pagamento eletrônico para enganar o consumidor.

Durante os primeiros dez meses de 2021, a Kaspersky bloqueou mais de 40 milhões tentativas de ataques de phishing que usavam indevidamente as marcas de comércio eletrônico e compras on-line, além de instituições bancárias.

As fraudes estão se aproveitando da popularidade desses sistemas como isca para atividade maliciosa. Houve também um aumento das campanhas de spam.  Foram detectados mais de 220 mil e-mails maliciosos ativos contendo as palavras 'Black Friday' durante o último mês (período de 27 de outubro a 19 de novembro).

Também foram analisadas quais plataformas estão sendo mais usadas como isca para atrair vítimas para as páginas de phishing. Os resultados mostraram que a Amazon lidera o ranking com os números totais de tentativas de phishing bloqueados usando seu nome. Durante a maior parte de 2021, o Top4 fica com eBay, Alibaba e Mercado Livre, respectivamente.


Powered by Publique!