NOTÍCIAS
Furukawa fabrica fibra 'invisível' no Brasil e cria marca global para Telecom
Por: Ana Paula Lobo - 26/09/2022

Uma das maiores novidades para a demanda aquecida de fibra óptica no Brasil - a fibra invisível, ou seja, aquela fibra flexível e capaz de se dobrar em 90º e que está sendo aplicada para soluções FTTR ( fiber to the room), começou a ser fabricada localmente em Curitiba, Paraná, neste mês de setembro, revelou o CEO da Furukawa, Foad  Shaikhzadeh.

Batizada de Invisilight, o produto, é considerado um sucesso, tanto que serão produzidos 30 mil kits na unidade para atendimento ao mercado nacional e internacional. E o alvo da Furukawa não se resume ao mercado residencial. Segundo Foad Shaikhzadeh, a fibra invisível pode ser usada em empresas sem conduítes disponíveis ou em edificações históricas, como aconteceu em um palácio Brasil Japão, em Curitiba.

O executivo provocou um rival na área. "Nosso produto é patenteado, custa mais barato e tem qualidade. Posso garantir que já temos mais fibra invisível vendida do que os nossos concorrentes dizem que venderam", pontuou.

Nos Estados Unidos, por exemplo, a produção de fibra invisível vai quintuplicar no próximo ano e o tempo de espera do produto está chegando a um ano. "Estamos cientes que a fibra invisível chegou para ganhar ainda mais mercado, tanto que também abrimos uma fábrica no Marrocos para atender a produção", contou o CEO da Furukawa, Foad Shaikhzadeh.

Marca global e financiamento para iSPs

O CEO da Furukawa não quis adiantar maiores detalhes, mas informou que está, sim, estudando como a companhia pode ajudar aos prestadores de serviços Internet adquirem de forma mais facilitada as novas soluções como a multifibra e fibra pré-conectorizada, uma grande aposta da empresa. "Estamos avaliando como fazer esse financiamento porque é uma solução que não envolve apenas o hardware, mas também tem integração e suporte técnico. Mas teremos novidades em breve", garantiu.

No Furukawa Latam Summit, que acontece em Atibaia, São Paulo, a companhia revelou ainda a Unificação  das marcas da área de comunicação, onde são vendidos os produtos de telecomunicações, em um único brand para dar musculatura global. Essa é a missão dada à Furukawa Solutions, que surge para atuar ao lado da Furukawa Eletric e está sob o comando do brasileiro Foad Shaikhzadeh. A Furukawa Solutions reúne as operações da Furukawa Connectivity System, com sede nos Estados Unidos, após a aquisiição, em 2001, da Lucent, e operações na Ásia e na Europa.

"A proposta é realmente termos uma coordenação global dos nossos produtos e soluções para estarmos mais fortes nas concorrências", destacou o presidente da Furukawa Solutions, o brasileiro Foad Shaikhzadeh.  A unificação da marca proporcionou a integração das fábricas - o que nesse momento de supply chain em risco por falta de componentes- passa a ser um diferencial competitivo.

Do ponto de vista de negócios, a Furukawa quer se consolidar como uma integradora de soluções para seus clientes, com ofertas fim a fim, indo além da venda apenas de produtos. "Não somos fornecedores de software ao mercado, mas temos de ter software para garantir o gerenciamento das soluções. Hoje o diferencial competitivo está na excelência do serviço prestado ao cliente. E é aqui que queremos estar junto com o mercado", destacou Foad Shaikzadeh.

O mundo sem fio - em espcial o Wi-fi 6 - realmente compete com a formação e atualização das redes internas, em especial , na venda de cabos, mas, ao mesmo tempo, faz aumentar a pressão por fibra óptica. "E a evolução do mercado. E fibra fica cada vez mais aquecido. O Wi-Fi 7 terá 30 gigabytes. Só com fibra par funcionar", observa o gerente comercial da Furukawa Solutions, Celso Mitizuqui.

Ana Paula Lobo participou do Furukawa Latam Summit 2022 a convite da Furukawa

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:
21/11/2022
03/10/2022
26/09/2022
26/07/2022
21/06/2022
29/03/2022
04/03/2022
25/02/2022
07/12/2021
18/11/2021


Copyright © 2014 - 2022         Abranet - Associação Brasileira de Internet         Produzido e gerenciado por Editora Convergência Digital