Publicada em: 22/04/2021 às 10:22
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IDC: mercado de serviços de TI cresce 3,5% em 2020
Redação da Abranet

O mercado de serviços de tecnologia da informação TI no Brasil cresceu 3,5% em relação a 2019, ultrapassando os R$ 42 bilhões. A conclusão é do estudo IDC Brazil Semiannual Services Tracker 2020 realizado pela IDC Brasil, líder em inteligência de mercado, serviços de consultoria e conferências com as indústrias de Tecnologia da Informação e Telecomunicações.  

No início do ano, em coletiva de imprensa, a IDC havia apontado que as necessidades impostas pela pandemia mostraram que a nuvem é um caminho rápido para ampliar a resiliência operacional da TI e cujas capacidades se somam às capacidades de infraestrutura de TI existentes, evidenciando a evolução dos ambientes híbridos nas organizações.  

O IDC Brazil Semiannual Services Tracker 2020 também mostrou que, ainda que moderadamente, a LGPD ajudou a acelerar o mercado de serviços no País em 2020. Segundo a IDC, embora a maioria das organizações já tenha ações em andamento, apenas metade das empresas entrevistadas para o estudo afirmou que já estava avançada nas ações de adequação à nova legislação, o que mostra que ainda há espaço para projetos e um gap de maturidade relativo a esse tema no mercado.

Com relação a projeções para 2021, a IDC Brasil, apontou que a atual cotação do dólar deve continuar inibindo o consumo de equipamentos e componentes, o que deve refletir em projetos de ampliação e modernização de bases instaladas nas corporações. 

De acordo com a consultoria, a dinâmica dos negócios no início desse ano mostrou alguma desaceleração frente ao planejado inicialmente, muito por conta do agravamento das condições da pandemia. Ainda assim, a IDC acredita em uma perspectiva positiva. A explicação é que, na medida em que a população for vacinada, o ritmo das negociações e o humor do mercado devem melhorar, acelerando a prestação e o consumo de serviços de TI pelas corporações. 

Para 2021, a IDC projeta crescimento acima de 5% no mercado de serviços de TI, e uma retomada mais relevante, em especial para serviços gerenciados, a partir de 2022.


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