NOTÍCIAS
Índice do Google mostra que empresas avançaram na maturidade digital
Por: Redação da Abranet - 07/03/2023

A nova edição do gMaturity, índice de maturidade digital de grandes empresas, divulgado pelo Google, mostra que seis em cada dez empresas alcançaram, em 2022, os estágios mais avançados de maturidade digital. Além disso, é a primeira vez que o número de empresas no maior estágio de maturidade digital, o Multimomento, supera o de empresas no menor estágio, chamado de Nascente.

O aumento na maturidade digital decorre também das grandes transformações no comportamento dos consumidores durante o período da pandemia da Covid-19, quando as empresas tiveram que investir mais em eficiência e o digital ganhou papel preponderante na estratégia de negócios. 

Os dados desta edição do gMaturity analisaram sinais de mais de cem empresas no Brasil coletadas nas plataformas de publicidade do Google entre 1º de janeiro e 16 de dezembro do ano passado. No início da análise, em janeiro de 2022, a maioria delas (58%) era classificada como Emergente. Em dezembro de 2022, a maior concentração de empresas ficou no nível Conectado, o segundo maior estágio de maturidade digital, o que mostra uma movimentação de grande número de empresas analisadas no gMaturity.

Segundo Rodrigo Carvalho, head de mensuração do Google Brasil e responsável pelo gMaturity, os números revelam que um maior investimento no digital e toda a transformação que isso exigiu dentro das companhias pode ter sido uma importante alavanca para contornar os desafios impostos pelas incertezas no cenário pós-pandemia. Em nora à imprensa, Carvalho destacou que, durante o período de incertezas, muitas empresas apostaram em evoluir sua maturidade digital com o objetivo de se tornarem mais eficientes e gerarem maior retorno financeiro a partir de seus investimentos de marketing.

Entre as indústrias avaliadas, Mobilidade (+40 p.p), Serviços (+37 p.p), Bens de Consumo (+26 p.p) e Educação (+20 p.p) foram as que apresentaram maior evolução em maturidade digital em 2022. Já os setores de Finanças (+12 p.p) e Varejo (+13 p.p), apesar do menor volume de crescimento, já vinham se destacando pelo alto patamar de maturidade alcançado em anos anteriores e seguem entre as indústrias mais bem ranqueadas pelo índice.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 



Copyright © 2014 - 2023         Abranet - Associação Brasileira de Internet         Produzido e gerenciado por Editora Convergência Digital