NOTÍCIAS
MCTI destaca necessidade de transformação digital das cidades
Por: Redação da Abranet - 28/10/2020

As ações para o fomento das cidades inteligentes devem ser intensificadas no Brasil em 2021, segundo informou a coordenadora-geral de transformação digital do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Eliana Cardoso Emediato, durante evento online com gestores públicos mineiros da Região de Juiz de Fora, promovido pela Rede Cidade Digital, na última terça-feira (27/10). 

Segundo a organização, cerca de 50 prefeituras estiveram representadas no encontro virtual que tratou do uso de tecnologia para maior eficiência dos serviços públicos. Para o diretor da RCD, José Marinho, não será mais possível administrar uma cidade sem o uso das tecnologias da informação e comunicação.  

Foi a primeira vez que o MCTI participou dos eventos da RCD. Atualmente em consulta pública, a Carta Brasileira sobre Cidades Inteligentes deve trazer, segundo a coordenadora de transformação digital, diretrizes que possam nortear o investimento tecnológico nas cidades.  

De acordo com ela, a partir de indicadores internacionais que serão adaptados para realidade brasileira, o MCTI pretende implantar um projeto piloto de cidades inteligentes em 100 localidades. Ela ainda observa avanços no desenvolvimento de ações voltadas para a Indústria 4.0 e Internet das Coisas (IoT). Eliana Cardoso Emediato afirmou que a inteligência artificial também afeta muito esse mundo da transformação digital e que é muito importante que instituições e os municípios, ao trabalhar quais são as atividades mais importantes, vejam essa questão, principalmente na educação. 

Para ela, a pandemia mostrou a urgência de inserir novas tecnologias e pegou de surpresa, principalmente, as menores cidades que não estavam aparelhadas para esse isolamento social e de como se conseguiria manter os serviços para o cidadão. 

A edição na íntegra do Webinar das Cidades Digitais da Região de Juiz de Fora estará disponível na íntegra nesta quinta-feira (29/10) no canal da TVRCD no YouTube: https://youtube.com/redecidadedigital. O evento teve a parceria da S. Clara Comunicação, Sonner, Deode, Inovadora e Sigmais, além do apoio institucional da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paraibuna (AMPAR) e do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário do Vale do Paraibuna (CIMPAR).

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 



Copyright © 2014-2020         Abranet - Associação Brasileira de Internet         Produzido e gerenciado por Editora Convergência Digital