O alcance do mercado de ISPs no Brasil está estimado em 60 milhões de casas atendidas, tendo expandido especialmente durante a pandemia. Com a volta do trabalho presencial e híbrido (home office e online), houve um recuo da expansão, agravado pela fragilidade econômica que comprometeu grande parte da renda do consumidor.
Em entrevista à CDTV, o vice-presidente da Abranet, Eduardo Parajo, alerta para um período de transição, mas que logo irá se recuperar com a melhora da economia. Ele avalia que haverá certamente consolidação nesse mercado, com muitas fusões e aquisições, mas para isso os pequenos ISPs precisam estar atentos à profissionalização e se mostrarem atraentes diante das grandes operadoras.
Em sua análise, ainda tem muito chão para a implementação do 5G de forma massiva, e, portanto, haverá tempo suficiente para que os ISPs revejam suas estratégias e façam acordos de mix de produtos com as operadoras, unindo fixo e móvel. “O mercado de ISPs não vai morrer”, avisa. Assistam a entrevista com Eduardo Parajo.
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