NOTÍCIAS
NIC.br lança portal que auxilia provedores a aprimorar qualidade do serviço
Por: Redação da Abranet - 28/10/2022

O Centro de Estudos e Pesquisas em Tecnologia de Redes e Operações (Ceptro.br), do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), desenvolveu o PAS (Portal Autonomous System), um sistema que permite aos provedores monitorar a qualidade das conexões em suas redes. A novidade foi lançada na última quinta-feira (27/10) durante o IX Fórum 16, evento que integra a programação da 12ª Semana de Infraestrutura da Internet no Brasil, promovida pelo NIC.br e pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).

O portal reúne três tipos de informações: a qualidade da conexão à Internet dos usuários, obtida por meio dos testes realizados pelos próprios consumidores via SIMET (Sistema de Medição de Tráfego Internet); dados sobre a infraestrutura de rede interna do provedor, coletados pelo SIMET para sistemas autônomos conectados ao IX.br; e dados de roteamento, ou seja, como os provedores se interligam.

Em nota, Milton Kashiwakura, diretor de projetos especiais e de desenvolvimento do NIC.br, disse que, com o PAS, é possível agregar medições de diferentes origens, permitindo que o provedor visualize e extraia múltiplas informações em um único lugar. "Queremos que ele as assimile e, de fato, se beneficie delas, promovendo melhorias efetivas em sua rede. Diante da importância dos pequenos e médios provedores para a conectividade no país, nosso objetivo com essa iniciativa é ajudar os provedores a melhorarem sua infraestrutura para Internet”, afirmou.

Para ter acesso ao PAS, os representantes de provedores deverão criar uma conta de usuário, que será submetida a um processo de verificação. Após ter a identidade confirmada, encontrarão gráficos com dados agregados, que mostrarão a evolução das medições ao longo do tempo, e uma tabela com todas as medições individuais - nessa listagem tabular, serão apresentadas as seguintes métricas: velocidade de download e upload, latência (medida de tempo para uma mensagem ir a um destino e voltar) e perda de pacotes.

Além de mostrar ao provedor qual é o desempenho das conexões em sua rede e permitir que ele realize monitoramentos periódicos por meio dos gráficos, o portal oferece soluções de problemas com medições capazes de diagnosticar falhas; orientações para o aprimoramento técnico do prestador de serviço; e suporte ao usuário. Nesse último caso, o consumidor testa, via plataforma SIMET, a qualidade da banda larga contratada. O resultado da medição é encaminhado automaticamente para o PAS, e o provedor será, assim, capaz de auxiliar o usuário em tempo real. Está previsto um aperfeiçoamento contínuo da ferramenta, com o objetivo de que o portal apresente mais aspectos relevantes relacionados à qualidade técnica de um provedor.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:
31/10/2022
31/10/2022
28/10/2022
28/10/2022
28/10/2022
27/10/2022
27/10/2022


Copyright © 2014 - 2023         Abranet - Associação Brasileira de Internet         Produzido e gerenciado por Editora Convergência Digital