Terminou, na última sexta-feira (14/10), em Bucareste, na Romênia, a Conferência Plenipotenciária (PP-22) da União Internacional de Telecomunicações (UIT). Os Estados-Membros chegaram a um consenso sobre ações para garantir que a tecnologia digital alcance e beneficie as pessoas em todo o mundo.
A conferência chegou a acordos sobre como construir terrenos para adoção de algumas tecnologias como inteligência artificial, da sustentabilidade espacial, ação ambiental e metas de transformação digital. A reunião também adotou os planos estratégicos e orçamentários da UIT para 2024-2027.
A estratégia de quatro anos da UIT destaca as principais prioridades para o trabalho de radiocomunicação, padronização e desenvolvimento destinado a conectar o mundo, impulsionar uma transformação digital global inclusiva e ajudar a alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU para 2030.
O secretário-geral da UIT, Houlin Zhao, em sua última conferência no comando da organização, disse que “testemunhou em primeira mão como as inovações em TIC mudaram o mundo – e quão importante a UIT tem sido no avanço dessa transformação digital”.
Refletindo sobre seus 36 anos na organização, incluindo quase duas décadas e meia como funcionário eleito, Zhao disse: “Precisamos aproveitar este momento e aproveitar as decisões tomadas nesta conferência global para acelerar a transformação digital, incluindo para os 2,7 bilhões de pessoas em todo o mundo que ainda estão desconectadas", segundo nota oficial.
As redes e tecnologias digitais capacitaram bilhões de pessoas em todo o mundo. No entanto, após um aumento devido à Covid-19, a aceitação da Internet diminuiu no ano passado, deixando um terço da população mundial ainda desconectada.
A orientação internacional emergente da conferência ajudará a construir uma economia e uma sociedade globais mais sustentáveis, mais prósperas e mais conectadas, segundo Zhao.
Consenso sobre futuro global
A conferência entre 26 de setembro e 14 de outubro reuniu mais de 3.000 delegados, incluindo ministros ou funcionários do governo de 183 dos 193 Estados membros da UIT, bem como organizações internacionais e regionais, academia e representantes do setor privado.
A Ata Final, reunindo todas as resoluções adotadas no Plenipotenciário, foi assinada por 157 Estados Membros. As principais decisões acordadas na conferência incluíram resoluções sobre a aplicação de tecnologias de inteligência artificial (IA) para o bem; a construção de confiança e desenvolvimento sustentável no espaço sideral; o empoderando mulheres e meninas por meio da transformação digital; as atribuições de frequência por instalações de rádio militares para serviços de defesa nacional; como as novas tecnologias podem mitigar, em vez de exacerbar, a crise climática; como as tecnologias podem proteger contra pandemias globais.
![]() |
... | Versão para impressão: ![]() | |