NOTÍCIAS
Pandemia intensificou uso de TICs e ressaltou desigualdades
Por: Redação da Abranet - 26/04/2021

A pandemia deixou ainda mais evidente o papel das tecnologias de informação e comunicação (TIC) nos diversos aspectos de nosso cotidiano. O complexo cenário fruto da Covid-19 tem exigido dos países um rápido avanço na adoção das TIC em muitos setores: nas empresas, na educação, no comércio, na saúde, no governo, entre outros. Os reflexos disso e os hábitos de uso da Internet pelos brasileiros durante a pandemia constam da pesquisa Painel TIC COVID-19, promovido pelo Cetic.br.

Em comparação com as populações de referência anteriores — que foram estimadas com base nas pesquisas TIC Domicílios 2018 e 2019 —, os resultados apontam para uma intensificação do uso das TIC nesse período, com ampliação da proporção de usuários realizando atividades de comunicação, acesso à informação, serviços, cultura e comércio eletrônico. Segundo a publicação, é possível dizer que a pandemia acelerou, ainda que de forma precária, a digitalização do dia a dia de um contingente importante de estudantes e trabalhadores.  

Por outro lado, os dados também revelam a permanência de um cenário de profundas desigualdades digitais. A realização de atividades pela Internet críticas para a vida cotidiana durante a quarentena ainda ocorre em menor proporção nas faixas mais vulneráveis da população, como aqueles com menor escolaridade e nas classes DE. 

O Painel TIC COVID-19 apontou que, se, por um lado, é promissor o fato de que a Internet tenha sido apropriada de forma mais intensa para a realização de atividades que antes se restringiam ao mundo off-line, como no fenômeno das lives e no uso de aplicativos de mensagens para a compra de produtos e serviços, os dados mostram que a adoção da rede ainda é limitada para parcelas amplas da população.

Os dados da pesquisa evidenciam também a ampliação da realização de serviços públicos on-line durante a pandemia, em comparação com a população de referência estimada com base na pesquisa TIC Domicílios 2019. 

Também ficou evidente a importância da telessaúde como estratégia de cuidado no período de pandemia, tanto na rede SUS quanto nos estabelecimentos privados. Os resultados apontam lacunas na oferta de serviços de telessaúde para os pacientes, visto que as teleconsultas foram realizadas mais por aplicativos de mensagens do que por aplicativos disponibilizados pelas redes pública e privada. 

Contudo, a pesquisa apontou que a falta de oferta de meios adequados para a realização desses serviços pode acabar gerando insegurança quanto ao uso dos dados pessoais dos pacientes, um dos principais motivos citados para não utilização da telessaúde. Esse tipo de prestação de serviço de saúde requer marcos legais para sua implementação, incluindo o uso da informação médica em meio eletrônico e aspectos relacionados à segurança e privacidade dos dados. 

Em 2020, o Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) investigou o impacto da pandemia em formas de uso da rede pelos brasileiros. Esse trabalho resultou em três edições do Painel TIC COVID-19, que investigou temas como cultura e comércio eletrônico, serviços públicos on-line, telessaúde, privacidade, ensino remoto e teletrabalho. Os dados desses levantamentos, divulgados no ano passado, foram compilados em um livro, com versões em português e inglês — confira aqui

Para Alexandre Barbosa, gerente do Cetic.br|NIC.br, as edições do Painel TIC COVID-19 mostraram a intensificação do uso da Internet no Brasil no período da pandemia, incluindo atividades de entretenimento, consumo, educação e trabalho, entre outras. A pesquisa também evidencia a persistência de desigualdades no acesso e na apropriação dessas tecnologias, principalmente entre parcelas mais vulneráveis da população. Os dados são úteis para subsidiar políticas públicas de enfrentamento à pandemia e a orientar ações do setor privado e do terceiro setor. 

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:
07/06/2021
25/05/2021
10/05/2021
30/04/2021
28/04/2021
26/04/2021
19/04/2021
06/04/2021
30/03/2021
23/03/2021


Copyright © 2014-2020         Abranet - Associação Brasileira de Internet         Produzido e gerenciado por Editora Convergência Digital