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Streaming responde por 21% do tempo que brasileiro passa em frente à TV
Por: Admin - 18/05/2022

As emissoras de TV linear são responsáveis por 79% do tempo de consumo de vídeo dentro de casa, enquanto os serviços de streaming alcançaram a marca de 21%. É o que aponta o Inside Video 2022, estudo da Kantar IBOPE Media. 

Os dados são do painel 2.0, tecnologia inovadora de medição de audiência, que une dados do Focal Meter (FM) instalado no roteador dos domicílios medindo o tráfego de Internet, e do peoplemeter DIB 6, que identifica a audiência de canais de TV. 

As emissoras de TV linear mantêm um grande alcance no território brasileiro. Em 2021, 205.876.165 pessoas assistiram aos canais de TV aberta e PayTV. O tempo médio diário gasto em frente à telinha ficou em 5h37min.

Segundo ainda o estudo, 25% de todo o tempo dedicado à televisão é assistindo a jornalismo. Seguindo o ranking de preferências estão o consumo de novelas (18% do tempo), programas de auditório (9% do tempo) e reality shows (4% do tempo).

As plataformas online ganharam espaço no Brasil no que se refere ao consumo de vídeo, segundo a Kantar. Nesse contexto, dois modelos se destacam. As empresas gratuitas e financiadas por publicidade (AVOD) atingem 58% das pessoas por mês, enquanto os serviços financiados por assinaturas dos usuários (SVOD) contemplam 42% das pessoas mensalmente.  

As principais razões que levam as pessoas que acessam vídeo por streaming a assinarem esse tipo de serviço são preço e catálogo amplo de novos filmes e séries – cada um com 47% de relevância. Em seguida, aparece a experiência de uso (30%). 

O impacto causado pelo formato em vídeo na população também chama a atenção do mercado publicitário, cujos esforços nesse tipo de conteúdo seguem a mesma tendência. Em 2021, 63% de todo o investimento publicitário foi feito em formatos de vídeo.

Entre os gêneros de programação, destaca-se a popularidade dos reality shows, que apresentam altos índices de audiência e se transformaram em um grande playground para marcas. Entre 2019 e 2021, os dados apontam crescimento de 20% no volume de ações de branded content nesse tipo de atração, além de 128% nos Top 5 programas.

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