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Sucesso do PIX depende da experiência do usuário
Por: Roberta Prescott - 25/09/2020

Quem trabalha com meios de pagamentos digitais já tem visto os benefícios que as transações digitais geram em uma transação comercial. No entanto, não se trata apenas de trocar o dinheiro em papel ou os meios atuais de pagamento pelo digital. É necessário primar pela experiência do usuário e cuidar para que todo o processo seja fácil, amigável e eficiente.

A visão é de Tulio Oliveira, vice-presidente e country manager do Mercado Pago Brasil, e foi corroborada pelos demais debatedores da primeira edição do Café com PIX, promovido pela Abranet e Mercado Pago, e que contou com a participação de Carlos Eduardo Brandt, chefe-adjunto do Departamento de Operações Bancárias e de Pagamentos do Banco Central, e do Eduardo Neger, presidente da Abranet. 

Para Tulio Oliveira, a entrada em vigor do PIX vai aportar agilidade e eficiência ao sistema, principalmente, devido ao seu funcionamento 24 horas nos sete dias da semana. “O grande desafio está no lado das empresas, que vão ofertar isto, com relação à experiência de usuário para que seja simples. E também como o comércio vai se adaptar e oferecer de forma que o comprador identifique que pode fazer transação digital no estabelecimento”, disse.

O líder do Mercado Pago Brasil disse acreditar que PIX vai gerar aumento de competitividade para o consumidor. “O arcabouço regulatório que vem na última década tem permito mais competição. Desde 2013 até agora muitas empresas entraram”, disse.

Um dos impactos esperados pelo PIX é para os pequenos comerciantes e no e-commerce. As empresas de comércio eletrônico ainda usam muito boleto como forma de pagamento, um meio que onera a operação logística. “Você separa o item do estoque e espera o pagamento. Se o cliente não paga, o item volta para o estoque e, neste tempo, pode ter perdido alguma venda. Boleto gera bastante ineficiência operacional”, explicou Oliveira.

Por fim, ao abordar o impacto do PIX para a retomada do crescimento econômico no pós-pandemia, Oliveira afirmou que o novo sistema deve ser um vetor de propulsão. “Ele entra em momento quando a população está mais digital. Apesar do momento difícil económico, muita gente foi inserida digitalmente”, finalizou.

Assista à íntegra do debate.

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