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Trabalho remoto impulsiona alta no mercado de serviços de TI
Por: Redação da Abranet - 09/11/2020

No primeiro semestre de 2020, o mercado nacional de serviços de TI cresceu 4,2% em relação ao mesmo período de 2019 e chegou a mais de R$ 41 bilhões, de acordo com o estudo IDC Brazil Semiannual Services Tracker 2020H1 realizado pela IDC. De acordo com a consultoria, o aumento é reflexo da pandemia de covid-19 e do consequente crescimento do trabalho remoto, que impulsionaram investimentos em cloud e segurança. 

O primeiro semestre de serviços de TI pode ser dividido em períodos com dinâmicas bem diferentes. Nos dois primeiros meses, explica Luiz Monteiro, analista de pesquisa e consultoria em serviços de TI da IDC Brasil, o que se observou foi um mercado acelerado e impulsionado por negociações iniciadas no final de 2019. O contraponto negativo ocorreu a partir de março, com a pandemia de covid-19. 

Se, por um lado, disciplinas ligadas ao fornecimento de hardware, mercado bastante dolarizado e dependente de insumos importados foram impactados, por outro houve aceleração nos resultados de serviços correlatos a cloud e segurança da informação, ambos figurando como maiores habilitadores do trabalho remoto diante do confinamento, assinalou Monteiro. O resultado desse movimento foi um crescimento perto de zero no mercado de Hardware Deploy and Support, enquanto Appplication Management acelerou 5,9% no resultado anualizado.

Para o restante de 2020 e nos períodos seguintes, a tendência, segundo a IDC, é que os serviços na nuvem continuem em destaque. Segundo Monteiro, temas ligados a cloud, principalmente no que toca o entendimento e utilização integrada e eficiente de ambientes cada vez mais distribuídos por data centers próprios ou não, clouds públicas ou privadas, devem permanecer na pauta das organizações.

Apesar deste movimento, a IDC projeta crescimento modesto para 2020, com recuperação a partir do final de 2021. Projetos e consultorias voltadas ao desenvolvimento focado no controle e previsibilidade de custos, assim como ferramental que permita o uso mais eficiente dos recursos disponíveis, próprios ou contratados ‘as a service’, devem ser cada vez mais ofertados pelos provedores e buscados pelas corporações, sinalizou o executivo.  

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