A União Internacional de Telecomunicações (UIT) divulgou dados mostrando que 37% da população mundial nunca usou a Internet. Isso significa 2,9 bilhões de pessoas sem acesso à rede mundial de computadores.
Ainda assim, a agência especializada das Nações Unidas em tecnologias de informação e comunicação (TIC) revelou que houve um sólido aumento do uso da Internet em todo o mundo, com os usuários passando de 4,1 bilhões em 2019 para 4,9 bilhões em 2021. No entanto, os dados da ITU confirmam que a capacidade de conexão permanece profundamente desigual.
Nesse sentido, estima-se que, das 2,9 bilhões de pessoas que continuam sem conexão, 96% vivam em países em desenvolvimento. Além disso, mesmo entre os 4,9 bilhões de usuários conectados à Internet, muitas centenas de milhões só conseguem acessar a rede mundial com pouca frequência, por meio de dispositivos compartilhados, ou em velocidades que limitam significativamente a utilidade de tais conexões.
"Embora quase dois terços da população mundial já esteja online, ainda há um longo caminho a percorrer para que todos possam se conectar à Internet", ressaltou, em nota, o secretário-geral da UIT, Houlin Zhao.
Apesar de a pesquisa mostrar o Brasil como um dos países com melhor distribuição de gênero, globalmente ainda há disparidade: em média, 62% dos homens utilizam a Internet, contra 57% das mulheres. Em países desenvolvidos, esses percentuais sobem para 89% dos homens e 88% das mulheres.
![]() |
... | Versão para impressão: ![]() | |