NOTÍCIAS
Um Telecom investe R$ 5 milhões em energia solar
Por: Redação da Abranet - 21/01/2022

A Um Telecom, associada Abranet, investiu R$ 5 milhões na instalação de uma usina fotovoltaica com capacidade de 1,215 milhão de Megawatt-hora/ano. A empresa pernambucana de telecomunicações e soluções em infraestrutura inicia produção ainda no primeiro semestre de 2022 e visa a atender a 80% da demanda de energia da companhia. Com o empreendimento, a Um Telecom diz que irá evitar a emissão de 125 toneladas de carbono anualmente – montante cuja neutralização demandaria 15 mil árvores.

Em nota, o diretor-adjunto de controladoria da Um Telecom, Adilson Gadelha, afirmou que a empresa está comprometida com as melhores práticas de ESG e que a usina solar é mais um reflexo deste engajamento. 

O parque solar está localizado no município de São Caetano (PE) e ocupa 10 mil metros quadrados, com estrutura para dobrar sua capacidade de acordo com o desenvolvimento de novos negócios da Um Telecom – como um novo datacenter, que já é verde desde sua concepção, pois será abastecido pela usina.

Além dos benefícios ambientais, a usina fotovoltaica proporciona a garantia de abastecimento a preço conhecido e sem alterações tarifárias bruscas. Segundo Gadelha, o investimento foi orientado pela sustentabilidade e preocupação com energia limpa e renovável. Gadelha acrescentou que a autoprodução de energia também proporciona previsibilidade de custos, o que poderá colaborar com o melhor planejamento e otimização de nossas operações. O parque fotovoltaico da Um Telecom é instalado pela empresa especializada em energia solar Insole.

O uso de energia limpa se soma a outras iniciativas ambientais da Um Telecom, que vem adotando outras práticas ESG, como o banimento de uso de descartáveis nos escritórios, reciclagem e reuso de insumos e a redução máxima de detritos. A empresa diz que também atua em iniciativas sociais. No projeto Pilar Conectado, lançado em julho de 2020, a Um Telecom fornece internet Wi-Fi gratuita para moradores da Comunidade do Pilar, no Recife Antigo. O objetivo é minimizar os impactos da pandemia de covid-19, oferecendo condições para que os moradores da região possam trabalhar e estudar em meio ao distanciamento social.

Outras medidas foram adotadas pela Um Telecom para amenizar os impactos da pandemia. A empresa fornece soluções de conectividade a hospitais de campanha e Unidades de Saúde da Família. A companhia também fez upgrade na banda aos clientes e parceiros, para que pudessem suportar o aumento na demanda provocado pelo trabalho remoto. Além disso, a Um Telecom forneceu gratuitamente conectividade para lives de músicos que ficaram impossibilitados de trabalhar durante o período mais agudo de isolamento social.  

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:
17/11/2022
20/09/2022
06/09/2022
26/07/2022
23/03/2022
07/03/2022
18/02/2022
08/02/2022
21/01/2022
14/12/2021


Copyright © 2014 - 2022         Abranet - Associação Brasileira de Internet         Produzido e gerenciado por Editora Convergência Digital