A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou, nesta quarta-feira (29/04), a atualização 2020 do Plano Estrutural de Redes de Telecomunicações (PERT), que foi concebido com o objetivo de ampliar o acesso à banda larga no Brasil, por meio da coordenação de esforços e investimentos, entre os setores público e privado.
Segundo a Anatel explicou, na revisão anual do PERT ficou estabelecido que seu processo de elaboração passa a ser parte integrante das atividades da agência, servindo, ao mesmo tempo, como instrumento de planejamento setorial e de controle dos resultados alcançados em cada exercício.
Para a Agência, com a progressiva melhoria na coleta de dados e o gradual acúmulo de informações, será possível ajustar periodicamente os objetivos e as metas vinculados aos projetos, de forma a tornar mais efetivas as ações.
Em nota, o presidente da Anatel, Leonardo de Morais, afirmou que o PERT é um insumo regulatório e de formulação de políticas públicas de extrema relevância para o desenvolvimento das telecomunicações e que o Plano possibilita um melhor desenho para metas de infraestrutura que resultem na implantação de redes de comunicação para serviços públicos essenciais, como educação, pesquisa, saúde, segurança pública e defesa.
O Plano Estrutural apresenta o diagnóstico geral da infraestrutura de telecomunicações do País, com especial enfoque para as deficiências estruturais nas redes de transporte e de acesso que suportam a oferta dos serviços de banda larga.
A atual edição do PERT traz um panorama atualizado das telecomunicações no Brasil, com dados do último trimestre de 2019.
![]() |
... | Versão para impressão: ![]() | |