Publicada em: 28/09/2021 às 17:22
Notícias


GSMA diz que mundo superou a marca de 51% das pessoas conectadas
Da Redação da Abranet*

A associação GSM, no relatório recém-lançado State of Mobile Internet Connectivity 2021, estima que 51% da população mundial usou internet móvel em 2020, em comparação com 49% em 2019. Ou seja, pela primeira vez, mais da metade dos seres humanos estão conectados. 

Ainda assim, a GSMA alerta para a necessidade de ações para reduzir o gap digital global, ao lembrar dos 3,8 bilhões de pessoas que ainda não têm acesso, apesar da maioria (3,4 bilhões) viverem em áreas com cobertura adequada.

A GSMA observou em um comunicado que essa lacuna de uso é um “desafio muito maior” do que apenas a cobertura, citando fatores como a falta de alfabetização e habilidades digitais e os custos dos dispositivos como barreiras para o uso.

“O celular é a principal e muitas vezes a única forma de acessar a Internet em países de baixa e média renda. Embora mais pessoas do que nunca estejam usando a Internet móvel, algumas barreiras fundamentais impedem que muitas pessoas a utilizem ”, explicou o diretor de regulamentação da GSMA, John Giusti.

Ele pediu uma “ação direcionada e colaborativa” por parte dos governos e da indústria para reduzir a exclusão digital. A GSMA também divulgou um relatório cobrindo a África Subsaariana, que encontrou 495 milhões de pessoas inscritas em serviços móveis até o final de 2020, um aumento de quase 20 milhões em 2019. A adoção do 4G registrou uma aceitação, enquanto o crescimento do 3G foi desacelerando rapidamente.

A GSMA pediu aos governos e reguladores que garantam que haja espectro suficiente para serviços móveis e que abram frequências de banda média para lançamentos futuros de 5G.

* Do MWL


Powered by Publique!