Publicada em: 05/10/2021 às 10:00
Notícias


Configuração 'defeituosa' causou a maior pane da história do Facebook, WhatsApp e Instagram
Da Redação da Abranet*

O Facebook culpou uma "mudança de configuração defeituosa" pela pane que deixou a rede social fora do ar por quase seis horas nesta segunda-feira, 04/10. Mas a companhia não explicou o que causou essa mudança de configuração e se ela foi planejada ou não pela empresa, que é gestora do seu DNS. Funcionários do Facebook, ouvidos por agências internacionais, afirmam que a pane foi causada por um erro interno no modo como o tráfego da Internet é roteado para seus sistemas.

As falhas nas ferramentas de comunicação interna e outros recursos que dependem dessa mesma rede para funcionar agravam o erro, disseram esses mesmos funcionários. Especialistas em segurança, por sua vez, dizem que um erro inadvertido ou sabotagem por um insider são plausíveis. "Queremos deixar claro, neste momento, que acreditamos que a causa raiz dessa interrupção foi uma mudança de configuração defeituosa", rebateu o Facebook no blog.

"Nossas equipes de engenharia aprenderam que as alterações de configuração nos roteadores de backbone que coordenam o tráfego de rede entre nossos data centers causaram problemas que interromperam a comunicação. Essa interrupção no tráfego de rede teve um efeito cascata na maneira como nossos data centers se comunicam, interrompendo nossos serviços", explicou o Facebook em nota, sem especificar quem executou a alteração e se ela foi planejada.


Powered by Publique!