NOTÍCIAS
Práticas de ESG viram diferencial de competitividade no Brasil
Por: Redação da Abranet - 22/09/2022

Uma pesquisa recente, realizada Fundação Tide Setubal e Instituto Silvis com companhias brasileiras mostrou que, 74,2 % dos empresários acreditam que práticas ESG (Ambiental, Social e Governança) são um tema de alta importância para as empresas, enquanto mais da metade, 62,3%, avaliou que compliance e práticas de governança são os assuntos mais prioritários dentro dessa agenda.

Para Marcos Untura, líder de privacidade e cibersegurança da keeggo, além da importância da sustentabilidade dos negócios em si, ESG se tornou requisito indispensável para uma empresa se manter competitiva no mercado. Ele ressaltou que fundos de investimento e investidores em geral olham com bastante atenção esses critérios na hora de definir seus aportes.

A maioria das empresas já identificou a necessidade de implantar ações de ESG em sua cultura interna, mas grande parte não sabe de fato por onde começar. As empresas que tiverem esse mindset bem estabelecido estarão à frente no mercado. Mensurar esses resultados é outro desafio, portanto, segundo ele, é preciso lidar com essa temática atuando de ponta a ponta e não somente em reuniões estratégicas da alta cúpula. 

A definição e mensuração de indicadores de ESG são um ponto importante do processo. As empresas podem escolher os indicadores que serão divulgados e alguns cuidados são importantes. Um artigo da Harvard Business Review indicou três erros comuns cometidos por líderes e gestores. São eles: 

- Medir os sinais e ignorar os processos: é preciso considerar o que está além dos números e entender o que levou a esses resultados;

- Mensurar o que está aparente e ignorar o sistema: buscar a resolução de um problema sem considerar a complexidade na qual ele está inserido pode levar a decisões erradas;

- Nem sempre o que pode ser mensurado tem mais valor: as emissões de CO2 são um bom exemplo. Apesar de serem fáceis de medir e monetizar por meio de créditos de carbono, não costumam considerar os impactos na biodiversidade, cuja relação de causa e efeito é mais complexa.

 

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:
22/09/2022
07/10/2021


Copyright © 2014 - 2022         Abranet - Associação Brasileira de Internet         Produzido e gerenciado por Editora Convergência Digital