NOTÍCIAS
Metaverso é foco de grupo de trabalho da UIT
Por: Redação da Abranet - 23/01/2023

O metaverso está no foco da União Internacional de Telecomunicações (UIT). A entidade estabeleceu um grupo de especialistas para trabalhar em direção a padrões técnicos internacionais para a nova tecnologia. Trata-se de um pontapé inicial para se começar a estabelecer as bases para padrões técnicos que podem ajudar a criar uma tecnologia subjacente e um ecossistema de negócios que incentive a entrada no mercado, a inovação e a eficiência de custos. 

Em nota, a secretária-geral da UIT, Doreen Bogdan-Martin, destacou que o metaverso e suas camadas de tecnologias podem ajudar no desenvolvimento e progresso humanos; e apontou que os benefícios do metaverso devem ser compartilhados de forma ampla e equitativa e os riscos devem ser bem compreendidos e tratados.

O grupo de foco da UIT visa a desenvolver um roteiro para definir padrões técnicos para tornar os serviços e aplicativos metaversos interoperáveis, permitir uma experiência de usuário de alta qualidade, garantir a segurança e proteger os dados pessoais.

Para Seizo Onoe, diretor do bureau de padronização de Telecomunicações da UIT, o desenvolvimento de padrões deve ser conduzido por todos que confiarão nos padrões resultantes. Ele explicou que o grupo apoiará o trabalho em conjunto para prever casos de uso de tecnologia para o metaverso, determinar os requisitos técnicos associados e desenvolver padrões que ajudem a atender a esses requisitos em escala global.

Para estimular o desenvolvimento de padrões metaversos coesos, o grupo de foco visa a elaborar termos e definições comuns e promover a colaboração entre órgãos de padrões relevantes. O grupo se reportará ao Grupo Consultivo de Padronização de Telecomunicações da UIT.

O grupo focal se reunirá pela primeira vez em Riade, Arábia Saudita, nos dias 8 e 9 de março de 2023, organizado pela NCA, após um fórum da UIT sobre a adoção do metaverso em 7 de março, coorganizado pela UIT e pela NCA. O fórum e a reunião estão abertos para participação online.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 



Copyright © 2014 - 2023         Abranet - Associação Brasileira de Internet         Produzido e gerenciado por Editora Convergência Digital