Provedores mostram sua força na oferta da banda larga fixa

11 de maio de 2015

por Ana Paula Lobo*

O Brasil manteve o ritmo de aumento no mercado de serviço de comunicação multimídia (SCM), fechando março deste ano com 24,43 milhões de acessos de banda larga fixa, um crescimento de 0,6% em relação ao mês anterior. Em janeiro e fevereiro, o País cresceu 0,6% e 0,71%, respectivamente. Segundo informou a Anatel nesta segunda-feira, 11, isso se traduz em uma penetração de 36,97% dos domicílios, levando em conta os dados do IBGE.E os números da Agência reguladora trazem um dado importante. Os outros, como são classificados os provedores Internet, já são a quarta força da oferta de banda larga fixa, com  2.023.701 de acessos ativos no mês de março. Os provedores perdem apenas para o grupo Telmex (Claro, NET e Embratel), Oi e a soma da Telefônica com a GVT. Na prática, os provedores ficam com 8,28% do mercado de banda larga fixa. Nos dias 13 e 14 de maio, acontece em São Paulo, a 1ª Conferência Abranet. Um dos temas em debate sesrá a cadeia produtiva da Internet no Brasil. A entidade também divulgará um estudo inédito sobre a importância do segmento na economia do país. Segundo os dados divulgados pela Anatel, os acessos em fibra óptica crescem em ritmo lento - em fevereiro a barreira de 1 milhão de acessos foi superada - mas, em março, foram adicionados apenas 24,2 mil acessos ativos à base, um incremento de 2,38% em relação a fevereiro. Os dados do órgão reguladormostram ainda um dado relevante. O 4G TDD-LTE, o 4g fixo, ganha força e cresceu 14,14% em março, chegando a 23,6 mil novas adições, totalizando no mês, 191,2 mil conexões. Puxa esse incremento a Sky, que está apostando no 4G fixo. E também o desempenho dos provedores Internet, que começam a apostar na tecnologia.Ethernet (5,29%) e WiMax (4,85%) seguiram o 4G em proporção de crescimento, apesar da participação de mercado de ambos serem insipientes: 1,26% e 0,05%, respectivamente. Em adições líquidas, o Cable Modem foi a tecnologia com maior aumento: 71,6 mil novas conexões (0,93% de crescimento). Em adições líquidas, o Grupo América Móvil, que controla Claro, Embratel e Net no Brasil, foi o de maior aumento, com 77,9 mil novas conexões, crescimento de 1,02%. Com a soma de acessos da GVT, a Telefônica pula para o segundo lugar, com 29,21% do mercado, um total de 7,138 milhões de acessos (crescimento de 0,54% no mês). Já a Oi cai para a terceira posição. A empresa também registrou a maior queda dentre todas as empresas de banda larga fixa. Foram 37 mil desconexões, ou redução de 0,57% na base, fechando março com 6,488 milhões de acessos. *Com informações da Anatel

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