GoDaddy quer colocar pequenas e micro empresas na Internet

09 de julho de 2015

por Roberta Prescott

GoDaddy quer colocar pequenas e micro empresas na Internet
A GoDaddy, especializada em hospedagem de sites e registro de domínios, tem intensificado sua presença no mercado brasileiro de olho no grande potencial que as pequenas e micro empresas oferecem. “Firmas de zero a cinco funcionários são o nosso alvo principal”, destacou Cristiano Mendes, diretor de desenvolvimento de negócios para América Latina da GoDaddy, explicando que a estratégia global da empresa é atuar para este público.  A internacionalização da empresa com sede nos Estados Unidos começou no fim de 2013 e pela América Latina. Foram abertas operações em 17 países da região, com foco no Brasil e no México. Os sites foram localizados de modo a incluir preferencias locais, como, no caso do Brasil, a inclusão do pagamento por boleto e a tradução do conteúdo para o português. A meta é chamar a atenção das empresas para a necessidade de ter presença online, contando com domínio próprio e e-mail. Mendes lembrou que, ainda que isto possa parecer óbvio para muita gente, há milhares de firmas que não têm site. “O mercado brasileiro de Internet tem crescimento relativamente baixo. A taxa de crescimento de registros ‘.com.br’ é de 6% ao ano, muito baixo”, disse. “Se considerar os 3,5 milhões de domínios, não dá nem metade das pequenas e médias empresas do Brasil.” O planejamento da GoDaddy para atuar no Brasil incluiu estudos e com focus groups para identificar quais são as principais necessidades do pequeno empresário. Foi identificado que a maioria não estava online porque não sabia por onde começar, não entendia o que era um domínio e não sabia como hospedar os sites. “Por isto, definimos uma campanha na qual abordamos este tema de forma mais simples para facilitar, falando com uma linguagem coloquial, um tema que não é tão simples. Isto tem funcionado muito bem. Temos percebido demanda crescente de pequenos empreendedores para buscar presença online”, contou. Para fomentar mercado, a GoDaddy apostou em valores baixos. “Pelo preço de um cafezinho, você cria um website”, brincou Mendes. O carro-chefe são os produtos de porta de entrada no mundo digital, como o domínio para garantir marca online, a ferramenta de criação de site e o e-mail corporativo.  Sem revelar números, o diretor Cristiano Mendes disse que a operação tem atingido até ultrapassado as expectativas da empresa. Mendes ressaltou ainda que existe uma carência de fornecedores com foco neste segmento no Brasil. “Percebemos que existem ISPs querendo servir diversos portes de empresas, não este específico, para quem está começando na internet”, enfatizou durante entrevista com a Abranet, reforçando que o foco da GoDaddy não é brigar pelo mercado existente, mas em quem está dando o primeiro passo na web.  Para conquistar este cliente, a empresa manterá sua estratégia de consolidação da marca, para que se torne conhecida do usuário. 

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