Yahsat busca parceiros para oferta de banda larga por satélite

04 de julho de 2016

por Roberta Prescott

A operadora de Yahsat lançará, no início de 2017, o satélite Al Yah 3 e busca parceiros para atuar como revendedores de seu portfólio. A empresa focará sua oferta nos consumidores residenciais das classes A/B, nas pequenas e médias empresas (PME) e venda no atacado, com pacotes para grandes companhias e fornecendo backhaul IP para operadoras e provedores de Internet.   Sediada nos Emirados Árabes Unidos, a Yahsat é uma subsidiária integral da Mubadala Development Company, veículo de investimento do governo de Abu Dhabi. A empresa recebeu da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) licença para operar o satélite em posição orbital brasileira. Ele será operado na banda Ka, posicionado na órbita a 20° Oeste e cobrirá 95% da população brasileira, também alcançando países da África. Durante evento para possíveis parceiros, realizado em São Paulo na semana passada, Fernando Luiz Hamann, diretor-comercial para áreas de consumo e PME, afirmou que o objetivo da Yahsat é universalizar a banda larga em altas velocidades. “As capitais, em geral, estão bem-atendidas, mas, quando se vai a cidades menores a velocidade média é de 1 Mbps. O Brasil tem 5.300 municípios ou não- ou mal-atendidos”, ressaltou.    O projeto prevê investimento total de US$ 200 milhões no Brasil para o período de 2014 a 2017 . Em terra, dois teleportos — um em Hortolândia e outro em Jaguariúna — farão a operação de modo redundante. Ter os teleportos no País é um dos diferenciais da empresa, afirmou Marcio Tiago, diretor da Yahsat no Brasil. “Não precisamos levar a conexão para fora do País e trazer de novo”, explicou. Para crescer no País, a Yahsat vai montar uma rede de distribuidores e revendas para fazer sua oferta de banda larga chegar até o cliente final — que passará a ter contato com a Yahsat, responsável pela emissão de faturas e atendimento por meio de contact center. Em entrevista à Abranet, Marcio Tiago explicou que os parceiros podem ser empresas de atuação local que vendem, por exemplo, equipamentos de informática ou provedores de Internet interessados em incluir Internet por satélite em seu portfólio de produtos e serviços. A Yahsat também venderá no atacado IP backhaul para operadoras e provedores. A TIM já manifestou interesse em usar o satélite da empresa para suportar a demanda das redes 3G e 4G. “Pode interessar a provedores regionais que ficam em localidades remotas sem fibra ótica ou cabo para ter acesso à capacidade maior”, explicou Tiago. 

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