Dados Pessoais: consumidores assumem que dados serão roubados e exigem proteção das empresas

17 de janeiro de 2017

por Redação Abranet

Dados Pessoais: consumidores assumem que dados serão roubados e exigem proteção das empresas
Os consumidores colocam de forma consistente a responsabilidade de proteger seus dados pessoais nas mãos das organizações que hospedam seus dados — e não em si mesmos —, ao mesmo tempo em que afirmam não confiar que na maneira que as empresas realizam este trabalho e dizem ter medo de ter dados violados. Estes resultados (um tanto contraditórios) fazem parte do relatório violações de dados e fidelidade do consumidor 2016 divulgado pela Gemalto nesta terça-feira (17/01). O estudo mostrou que para 70% dos entrevistados a responsabilidade de proteger e garantir a segurança dos dados cabe às empresas e apenas 30% da responsabilidade a si mesmos. No entanto, menos de um terço (29%) dos consumidores acredita que as empresas estejam levando a sério a proteção de seus dados e 58% dos consumidores acreditam que seus dados possam ser roubados. De acordo com a Gemalto, especializada em segurança digital, foram entrevistados 9 mil consumidores na Austrália, Benelux, França, Alemanha, Rússia, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Índia, Japão, Reino Unido e Estados Unidos. Somente um em cada dez consumidores (11%) acredita que não existam aplicativos ou sites que representam maiores riscos a eles e, como resultado, eles não estão mudando de comportamento. A maioria (80%) usa mídias sociais, apesar de 59% dos entrevistados acreditarem que as redes representam um grande risco; e 87% utilizam serviços bancários online ou móveis, com 34% acreditando isto os deixam vulneráveis a criminosos cibernéticos.  

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