Provedores Internet vão aumentar participação no mercado corporativo

30 de janeiro de 2018

por Roberta Prescott

Os provedores regionais de telecomunicações já têm grande relevância no mercado para consumidor final (B2C, na sigla em inglês) e vão iniciar suas jornadas para aumentar a participação no mercado corporativo (B2B), projetou a IDC em coletiva de imprensa nessa terça-feira (30/01). Para a consultoria, chegou a hora de os provedores aumentarem seu mix de produtos para abocanhar fatia do mercado corporativo e aumentarem suas margens, fornecendo um atendimento mais completo, com voz, móvel, computação em nuvem, datacenter e outros serviços, como internet das coisas. De acordo com André Loureiro, gerente de pesquisas e consultoria para TIC da IDC, em 2018, os provedores, principalmente os pequenos, vão se estruturar para atender ao mercado B2B de forma mais impactante. Ao comentar a projeção, Loureiro lembrou que a expansão do serviço de banda larga fixa foi puxada pelos provedores regionais responsáveis por 1,28 milhão de novos contratos, aumento de 43,72%, totalizando 4,21 milhões de contratos ativos neste seguimento no fim do ano de 2017.   Para o especialista, um dos caminhos para os provedores pequenos é firmar parcerias com, por exemplo, datacenters para estruturar e complementar sua oferta. Outra estratégia é eles mesmos construírem pequenos datacenters ou centros de processamento de dados (CPDs) para suportarem  asofertas para o mercado corporativo. A consultoria também acredita que o mercado de provedores passará por um movimento de fusões e aquisições com empresas se juntando localmente para ganhar força. 

leia

também