Conteúdo OTT é alternativa para fidelizar cliente e aumentar ARPU

09 de agosto de 2021

por Roberta Prescott

Prover conteúdo sob demanda pela internet está em alta para as empresas de internet. De acordo com Pablo Martines, diretor da Playhub, a procura tem se intensificado e que entrar nesse segmento pode ser alternativa atraente para os provedores de internet incrementarem receitas e fidelizarem os clientes.   “A fibra ótica nos últimos tempos virou commodity e provedores têm de se diferenciar da concorrência. Eles têm procurado muito o serviço de OTT para chamar a atenção do consumidor final”, apontou Martines. Com isso, acrescentou, eles trazem mais valor para o plano. “Hoje, o consumidor tenta consumir a internet mais barata e com aplicativo consegue levá-lo a ter planos de internet mais altos e aumenta o tíquete médio”, disse.  Hoje, a Playhub fornece para cerca de cem ISPs e, somando as bases de todos eles, chega a 1 milhão de assinantes. “A demanda tem sido bem grande. Eles estão procurando a Playhub para se diferenciar em relação à concorrência, reter assinantes e aumentar tíquete médio”, disse Martines. A Playhub é uma distribuidora de conteúdo em filmes, séries, documentários, canais infantis e entretenimento. O catálogo OTT, que inclui Paramount+, Cartoon Network App, Noggin, Champions League integrado ao Estádio TNT Sports, Hube Revistas e Flui, é oferecido por meio de aplicativos para mobile e Smart TV e podem ser consumidos on demand de acordo com os interesse dos assinantes.  Com relação à expansão da oferta, Martines afirmou que há conversas com a Netflix. “Conversamos com todos eles, mas as negociações com os programadores são demoradas, levam, em média, seis meses”, destacou, acrescentando que o portfólio inclui também revistas, Deezer e vão entrar aplicativos da própria Playhub.  Conforme novos contratos são fechados, o conteúdo fica à disposição dos provedores. É o que acontecerá com HBO Max. Cabe a cada um dos provedores de internet fazer seu modelo de negócios em cima da grade. Segundo Martines, o catálogo de conteúdo da Playhub pode ser implementado sem investimentos em headends e set top boxes, o que reduz os custos para o time to market da operação dos provedores de internet no mercado de streaming. Enquanto o mercado de TV por assinatura vem caindo, o de OTT cresce. “Os consumidores vão substituir TV linear por OTT; é tendência, apontou. Questionado sobre o modelo de TV paga para ISP, o diretor da Playhub explicou que o modelo não foi muito para frente, principalmente, devido ao custo de programação com a necessidade de comprar os canais.   A expectativa de Pablo Martines, diretor da Playhub para os próximos anos é que os estúdios que têm canais lineares consolidem os canais on demand OTT, o que deixará o aplicativo da Playhub mais maduro.  

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