Uso de IA para tomada de decisão estratégica esbarra na falta de confiança

06 de fevereiro de 2023

por Roberta Prescott

Uso de IA para tomada de decisão estratégica esbarra na falta de confiança
A fusão de inteligência e automação tem potencial de trazer novas capacidades para apoiar os negócios, mas ainda é preciso ganhar confiança, apontou o country manager da IDC Brasil, Luciano Ramos, durante a apresentação do Predictions Brazil 2023. Ramos destacou que pesquisa da IDC com empresas de grande porte no Brasil mostrou que 20,5% delas apontam o tema de process automation & RPA como estratégico para as iniciativas que envolvem TI em 2023. A mesma pesquisa apontou que inteligência artificial (IA) ganha espaço nos orçamentos neste ano, sendo o número três em potencial de crescimento, atrás apenas de cloud e segurança. “Temos visto a fusão de inteligência e automação e vemos que o tema de RPA está nesta pauta de forma importante. Falando de potencial e de ampliação nos orçamentos das empresas, IA ganha potencial importante, ainda que volume de dinheiro não seja tão grande como cloud e segurança. Mas, entre as tecnologias que têm maior potencial de ganhar relevância, IA está junto com cloud e segurança”, explicou Ramos.  A junção de RPA e IA, formando o chamado intelligence process automation (IPA), aponta para um futuro com, cada vez mais, inteligência inserida no contexto de automação. É, de acordo com o executivo, tratar a IA que vai embarcada nas aplicações de negócios como algo padrão. “As empresas já esperam que as soluções tragam capacidades de IA, principalmente, quando falamos de capacidades robustas”, disse. A automação inteligente de processos (IPA) refere-se à aplicação de inteligência artificial e novas tecnologias relacionadas, incluindo visão computacional, automação cognitiva e aprendizado de máquina para automação robótica de processos.  Contudo, ainda há o desafio de “confiança” para delegar a tomada de decisão para capacidades autônomas de IA, que não se resolverá no curto prazo. A IDC acredita que em 2026 ainda haverá metade das empresas enfrentando esse impasse. O maior uso de IA e IPA exigirá que as áreas de negócio participem mais fortemente das etapas necessárias para refinamento desses recursos. O benefício colateral será o aumento gradativo da confiança. A TI deve assumir o papel de facilitador nesse processo, apoiando na difusão de cultura e conhecimento, além de assegurar acesso seguro aos recursos e dados necessários para habilitar novas capacidades. Com relação a números, a IDC apontou que IA segue amadurecendo no Brasil e deve ultrapassar US$ 1 bilhão  de gastos em 2023, um crescimento perto de 33% ano contra ano. Já os gastos com soluções de automação inteligente (IPA) superarão US$ 214 milhões em 2023 no Brasil, crescimento próximo de 17% sobre o ano anterior. Globalmente, 2023 marca o ponto em que os gastos com IPA na nuvem ultrapassam outros modelos de entrega.

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