Cai número de consumidores na América latina sem conta bancária

15 de junho de 2023

por Redação da Abranet

Cai número de consumidores na América latina sem conta bancária
Embora a maioria dos latino-americanos tenha conseguido acesso a produtos financeiros básicos entre 2020 e 2023, 21% continuam excluídos, mostrou o novo relatório divulgado pela Mastercard “The State of Financial Inclusion post COVID-19 in Latin America and the Caribbean: New Opportunities for the Payments Ecosystem” (O estado da inclusão financeira pós-COVID-19 na América Latina e no Caribe: novas oportunidades para o ecossistema de pagamentos). Segundo o relatório, o número de consumidores na região que só usam dinheiro em espécie e não têm conta bancária caiu drasticamente: de 45% para 21%. No entanto, a inclusão financeira não se dá de maneira uniforme. Entre os indivíduos que responderam à pesquisa, apenas 59% dos que têm baixa renda e 40% dos que vivem fora das grandes cidades afirmaram ter conta bancária. Em nota, Marcela Carrasco, vice-presidente sênior de desenvolvimento de mercado, inclusão financeira da Mastercard para América Latina e do Caribe, hoje, a inclusão financeira é uma prioridade que vai além do acesso. Carrasco ressaltou que, para terem sucesso de fato, os serviços financeiros precisam ser amplamente utilizados e que ajudar pessoas e comunidades a subir a escada da inclusão financeira — do acesso ao uso e além — é crucial para alcançar novos níveis de prosperidade econômica. Meios de pagamentoO estudo apontou que, enquanto 58% dos latino-americanos possuem um cartão de crédito, apenas três em dez têm acesso a outras formas de crédito, como empréstimos, seguros ou produtos de investimento. Os smartphones dominaram o setor de pagamento, atingindo 80% de penetração na região, o que faz deles parte integral do processo de pagamento, com 88% dos entrevistados indicando que usam seus telefones celulares para fazer transações, enquanto a maioria (55%) disse preferir usar um dispositivo móvel para abrir uma nova conta. Algumas modalidades de pagamento, como o QR Code, ainda têm espaço para crescer. Metade da população latino-americana afirma não utilizá-lo (50%), porém, em mercados como Argentina e Brasil, no entanto, esse número cai, respectivamente, para 29% e 35%. Sobre a relação de acesso entre cartão de crédito e empréstimo, na região da América Latina, 58% afirmaram ter acesso a um cartão de crédito, enquanto 38% têm acesso a um empréstimo ou linha de crédito. Há casos, porém, em que os percentuais de acesso ao crédito são bem mais baixos. A Argentina e o Brasil, por exemplo, têm mais acesso a cartões de crédito (75%), mas menos a empréstimos (19% e 28%, respectivamente). A inclusão financeira não é distribuída uniformemente. Os ganhos em termos de inclusão financeira não são distribuídos uniformemente, uma vez que, entre os indivíduos que responderam à pesquisa, apenas 59% dos que têm baixa renda e 40% dos que vivem fora das grandes cidades afirmaram ter conta bancária. Ao analisar a população que usa dinheiro em espécie para pagar mais da metade de suas despesas mensais por país, o Brasil apresenta uma das reduções mais significativas (17%), junto a México (17%) e Argentina (20%). Apesar desse declínio, o dinheiro em espécie continua a ser o método de pagamento diário mais utilizado, refletindo o forte papel que as pequenas empresas e os sistemas de transporte público desempenham na aceitação de pagamentos digitais.

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