Multas por uso inadequado de dados pessoais ultrapassam US$ 1 bilhão até 2026

12 de setembro de 2023

por Redação da Abranet

Multas por uso inadequado de dados pessoais ultrapassam US$ 1 bilhão até 2026
Até 2026, as multas devidas ao gerenciamento inadequado dos direitos dos titulares de dados terão aumentado dez vezes em relação a 2022, podendo ultrapassar US$ 1 bilhão, segundo alertou o Gartner. Isso faz com que líderes de segurança e gerenciamento de riscos de empresas que lidam com clientes finais (B2C) tenham de automatizar os direitos dos titulares de dados ou o gerenciamento de privacidade dos consumidores, além de um pré-requisito para construir confiança, de acordo com Nader Henein, vice-presidente e analista do Gartner. Henein explica que o gerenciamento de solicitações de direitos dos titulares de dados (SRRs, sigla em inglês) pode aumentar os níveis de confiança dos clientes, proporcionando uma experiência positiva de privacidade. SRRs são um conjunto de direitos legais que permite aos indivíduos fazer exigências e, em alguns casos, solicitar esclarecimentos sobre o uso de seus dados. No entanto, o manuseio ineficiente de SRRs e uma privacidade imatura podem corroer os benefícios de milhões de dólares investidos no desenvolvimento de sentimentos positivos dos clientes.  Empresas que lidam com dados devem responder às SRRs dentro de um prazo definido, diz o Gartner, que alerta que respostas ruins ou atrasadas para as SRRs podem impactar negativamente a confiança da companhia junto aos clientes. Como resultado de longas esperas por uma resposta, a experiência dos clientes e o sentimento também são prejudicados. Além disso, órgãos reguladores impõem multas pela falta de conformidade, demandando decisões com execução imediata para as solicitações.  Os líderes de gerenciamento de segurança e risco devem aproveitar a oportunidade quando recebem uma SRR para interagir com clientes conscientes de privacidade. Os direitos dos titulares de dados não devem ser tratados exclusivamente como um requisito legal, alerta o analista do Gartner. Para apoiar o sentimento positivo do cliente, a experiência de privacidade da empresa deve ser desenvolvida com o mesmo cuidado que qualquer serviço voltado para os clientes, diz Henein.   

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