Jovens se preocupam mais com privacidade? Pesquisa diz que sim

14 de novembro de 2023

por Redação da Abranet

Consumidores mais jovens estão tomando medidas para proteger sua privacidade, apontou a Pesquisa de Privacidade do Consumidor 2023 da Cisco (Consumer Privacy Survey), segundo a qual 42% dos pesquisados com idade entre 18 e 24 anos fizeram questionamentos sobre os dados pessoais que as organizações têm sobre eles, sete vezes mais do que os consumidores com 75 anos ou mais (6% ). A pesquisa apontou também que os consumidores estão preocupados com a sua privacidade em relação à inteligência artificial, revelando que 60% deles perderam a confiança nas organizações devido à utilização de IA. E metade dos usuários regulares de IA generativa afirmaram que evitam incluir informações pessoais ou confidenciais em aplicativos de IA. Apenas 12% dos entrevistados se identificam como usuários regulares desta tecnologia. A análise anual das percepções e comportamentos dos consumidores em todo o mundo em relação à privacidade de dados também revelou que muitos perderam a confiança nas organizações devido ao uso da inteligência artificial (IA) e 50% dos entrevistados recorrem ao governo para definir regras e aplicar proteções de privacidade.   Em nota à imprensa, Marcia Muniz, diretora-jurídica da Cisco América Latina e Canadá, destacou que a inteligência artificial, em sua essência, é alimentada por dados e, portanto, é imprescindível que sejam implementadas medidas eficazes para proteção dos dados pessoais e a privacidade dos seus titulares, como, por exemplo, anonimização de dados, criptografia e machine learning com privacidade, além da constante atualização das leis e regulamentos de proteção de dados.  

leia

também