Empresas de consumo e varejo adotam IA para aumentar eficiência e otimização de processos internos

27 de maio de 2024

por Redação da Abranet

Empresas de consumo e varejo adotam IA para aumentar eficiência e otimização de processos internos
O Informe Ascendant de Maturidade Digital 2024 aponta que 20% das companhias de consumo e varejo ao redor do mundo já integram a inteligência artificial às suas estratégias de negócio. O relatório, divulgado pela Minsait, aborda o contexto e o grau de adoção dessa tecnologia por empresas e administrações públicas, a partir de informações fornecidas por mais de 900 organizações espalhadas pelo globo e com atuação em 15 diferentes segmentos de mercado.  No ramo do consumo e varejo, a inteligência artificial vem ganhando cada vez mais espaço  desde meados de 2022. O relatório da Minsait indica ainda que as áreas de marketing e vendas têm liderado a integração da IA nas empresas do setor, promovendo uma cultura de reinvenção e transformação das operações. Quando questionadas sobre as razões que as conduziram à adoção da inteligência artificial, 77% das organizações ouvidas pela pesquisa mencionaram o aumento da eficiência e a otimização de seus processos internos. Muitas dessas empresas têm concentrado seus esforços na aplicação da IA em expedientes específicos do setor, como a gestão e fornecimento de inventário (58%), fabricação de produtos (47%), otimização da experiência do cliente (CX) e melhorias nos pontos de venda. Além disso, para enfrentar desafios que envolvam privacidade e cibersegurança, as companhias de consumo e varejo também têm optado por utilizar aplicações de IA fornecidas por terceiros, a fim de aprimorar sua gestão de riscos (33%). Ainda de acordo com o estudo da Minsait, a longo prazo, o setor de consumo e varejo deve assistir o crescimento da interligação entre canais físicos e digitais. A edição 2024 do Informe Ascendant mostra que essa é uma tendência que tem sido favorecida pelo avanço do e-commerce e dos investimentos em tecnologias como realidade aumentada, IA e recursos de personalização da experiência de compra.  

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