Fraudes: maior parte acontece em contas de pessoas jurídicas e no PIX

29 de maio de 2024

por Redação da Abranet

Fraudes: maior parte acontece em contas de pessoas jurídicas e no PIX
O Censo de Fraudes do Asaas identificou que, apesar da maioria das transações fraudulentas terem sido realizadas por contas de pessoas jurídicas (61%) com ticket médio elevado, uma grande parte de contas fraudulentas vieram de pessoas físicas (38%). Isso significa que os criminosos têm utilizado contas físicas devido a facilidade em utilizá-las como contas laranjas, destacou a instituição financeira e conta digital ao divulgar os dados da pesquisa.  O levantamento avaliou cerca de 141 milhões de transações, totalizando uma movimentação de mais de R$ 21 bilhões. Entre os dados relevados, identificou que embora as pessoas ainda achem o cartão de crédito muitas vezes menos seguro, as fraudes no PIX ainda lideram o ranking com mais fraudes nos pagamentos, seguido do cartão de crédito e boleto.  Entre as regiões, a Sudeste ficou à frente com mais de 300 mil atividades fraudulentas, seguida do Nordeste com mais de 104 mil. Já no que se refere a ticket médio, quem ocupa o primeiro lugar é a região Norte com R$ 1.208, seguida do Nordeste com R$ 1.010 e finalizando com a Sul com R$ 1.021. A região Norte que, apesar de estar na última posição em quantidade de transações duvidosas, apresentou ticket médio 2 vezes maior do que o ticket médio de transações legítimas da plataforma.  O período da pesquisa foi de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, avaliando um total de 530.776 transações fraudulentas no ano, sendo 376.794 transações fraudulentas no Pix; 75.216 no boleto e 78.766 no cartão de crédito. Com relação aos dispositivos, 8.890 foram Android e 3.429 iOS.  Manoela Gieseler, diretora de operações do Asaas, apontou que os resultados do Censo de Fraude do Asaas 2023 mostram a evolução das táticas fraudulentas e a importância de se  aprimorar constantemente os sistemas de segurança. “Ao olhar para esses dados, percebemos um número de tentativas de fraude muito grande e com baixa efetivação, isto é devido ao nosso sistema de segurança que não deixa os criminosos concluírem o roubo. Nosso objetivo é proteger nossos clientes e assegurar a integridade das transações financeiras, sempre. Identificamos na pesquisa muitas tentativas de fraudes, mas devido a nossa inteligência e toda a segurança por trás dos nossos processos, a efetivação das fraudes foi muito baixa e é isso que queremos continuar garantindo”, diz. 

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