BC prorroga prazos de encerramento das consultas públicas para novos serviços financeiros

31 de janeiro de 2025

por Redação Abranet

BC prorroga prazos de encerramento das consultas públicas para novos serviços financeiros

A diretoria do Banco Central decidiu, nesta quinta-feira (30/1), prorrogar para 28 de fevereiro os prazos de encerramento de três consultas públicas: 108, 109 e 110.

CP 108 – Banking as a Service (BaaS)

Essa consulta tem como objetivo obter subsídios para regulação dos modelos de negócio conhecidos como Banking as a Service (BaaS). Esses modelos são estruturados no formato de parceria entre uma instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central e uma outra pessoa jurídica, permitindo à prestação de serviços financeiros ou de pagamento pela primeira a clientes da segunda. O prazo original para seu encerramento era 31 de janeiro.

CP 109 e CP 110 – Prestadoras de Serviços de Ativos Virtuais (PSAVs)

Ambas as consultas visam coletar contribuições para a regulamentação das Prestadoras de Serviços de Ativos Virtuais (PSAVs).

A CP 109 aborda a constituição e funcionamento das PSAVs, bem como a cobrança de tarifas pela prestação desses serviços.

Já a CP 110 dispõe sobre os processos de autorização para funcionamento das PSAVs e de outras instituições sistema de distribuição, como corretoras de câmbio, corretoras de títulos e valores mobiliários e distribuidoras de títulos e valores mobiliários.

O prazo original para o encerramento das Consultas Públicas 109 e 110 era 07 de fevereiro.

Em todos os casos, as prorrogações têm o objetivo de permitir uma análise mais aprofundada das minutas de atos normativos pela sociedade, especialmente por se tratar de regulação inicial sobre a prestação desses serviços pelas instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central.

leia

também