Altice Labs tem nova patente para configuração  de redes FTTH 

06 de fevereiro de 2025

por Da Redação Abranet

Altice Labs tem nova patente para configuração  de redes FTTH 

Altice Labs anunciou a concessão de uma nova patente europeia intitulada Method for Configuring a FTTH Distribution Network Cell. A patente aborda métodos para configurar células de redes FTTH (Fiber to the Home), focando na otimização do uso de portas GPON (Gigabit Passive Optical Network) em áreas residenciais com baixa densidade e em pequenas e médias empresas.  

Nas topologias FTTH convencionais e em condições de diferentes taxas de penetração esperada, as portas GPON e os splitters podem apresentar subutilização. A solução proposta pela Altice Labs permite a ativação gradual de portas GPON nos Central Offices conforme a adesão de clientes aumenta, otimizando o uso das portas GPON com base na taxa de penetração definida pela operadora e reduzindo os custos operacionais associados.

A invenção também incorpora algoritmos que asseguram uma cobertura uniforme da rede com a optimização de custos. A estratégia de pay-as-you-grow permite que as operadoras reduzam os custos iniciais, ajustando a expansão da infraestrutura de acordo com a demanda do mercado. Isso significa que a infraestrutura pode ser ampliada gradualmente, conforme necessário, sem incorrer em grandes despesas antecipadas. As vantagens incluem melhor utilização de recursos da rede, maior resiliência a falhas e planejamento dinâmico da infraestrutura.  

 

De acordo com a empresa, esta invenção da Altice Labs resulta do trabalho multidisciplinar e próximo das operadoras, desenhadores e construtores de rede, permitindo a resolução de desafios práticos e concretos, e já está incorporada na suite NOSSIS de OSS da Altice Labs permitindo que todos os clientes beneficiem das suas vantagens. A invenção também possui pedidos em andamento nos Estados Unidos e no Brasil, indicando o potencial global desta inovação. 

leia

também