Telcos passam por transformação impulsionada por APIs, network slicing e monetização

25 de fevereiro de 2025

por Roberta Prescott

Telcos passam por transformação impulsionada por APIs, network slicing e monetização

O avanço das redes 5G, a adoção gradativa de nuvem no core das redes e inovações como network slicing e APIs estão redesenhando o papel das telcos, conforme destacou Luciano Saboia, diretor para telecomunicações da IDC América Latina, ao participar do evento online de resultados da IDC Predictions Brazil 2025. Mas essa complexidade exige um reposicionamento estratégico para que se mantenham no centro da cadeia de valor digital, assinalou o executivo.


De acordo com Saboia, as prestadoras de serviços de telecomunicações estão pressionadas por prioridades concorrentes de investimento e enfrentam o desafio de evoluir de fornecedoras de conectividade para players de plataforma, explorando, assim, novas oportunidades de monetização.


Com isso, o potencial de monetização de funcionalidades avançadas, como bundles de APIs e slices de rede, surge de forma gradual, exigindo flexibilidade tecnológica e uma
orquestração precisa entre rede e experiência do usuário.


A IDC apontou que, no Brasil, os investimentos das operadoras em soluções relacionadas à gestão da experiência do cliente, orquestração e operação de rede e operação e network APIs ultrapassarão US$ 1,1 bilhão em 2025. Novas capacidades de rede, como APIs, slices, RedCap IoT, MPN e 5G Advanced devem impulsionar a adoção de sistemas que possam automatizar a entrega, a garantia de receita e a monetização de novos serviços.


“Investimentos proporcionarão novas capacidades de rede e o so de FWA para 5G é a grande”, disse Saboia, explicando que a maior monetização dos investimentos realizados em redes 5G dará prioridade à oferta de FWA como o primeiro caso de uso viável, aproveitando a implantação mais ágil em comparação com conexões de banda larga tradicionais.
 

leia

também