Pix Parcelado tem adesão de 31% da população

19 de fevereiro de 2025

por Roberta Prescott

Pix Parcelado tem adesão de 31% da população

O Pix parcelado, modalidade recém-adicionada ao portfólio das instituições, já está conquistando espaço. De acordo com o estudo “Jornada de crédito: como executivos e consumidores avaliam oportunidades e riscos”, produzido pela Matera Insights, o meio registra uma adesão de 31% das pessoas entrevistadas. O Pix parcelado foi uma das surpresas da pesquisa. A modalidade recém-adicionada ao portfólio das instituições já ocupa um espaço relevante entre os produtos de crédito mencionados.

Quando considerada a última utilização de um produto de crédito, o Pix parcelado volta a se destacar: 53% dos entrevistados relataram ter utilizado Pix parcelado nos últimos dois  meses, ficando atrás apenas do cartão de crédito.

O Pix parcelado é uma modalidade de pagamento que  permite aos usuários realizar transações via Pix com a  opção de parcelar o valor em várias vezes, conforme o  crédito disponível na instituição financeira. No entanto, essa funcionalidade ainda não está  disponível em todas as instituições e nem foi oficialmente lançada pelo Banco Central, apesar  de estar na agenda evolutiva do Pix. As instituições financeiras que se anteciparam ao BC e já oferecem essa alternativa a tratam como uma operação de crédito.

A pesquisa, realizada em parceria com o instituto Qualibest, combinando a percepção de mais de 750 tomadores de crédito de todas as regiões do País com a visão estratégica de 15 executivos de grandes instituições, revelou que a jornada de crédito dos consumidores está cada vez mais digital. Dos respondentes, 70% afirmaram usar esses canais para contratar serviços e 47% dos entrevistados disseram que já compartilharam seus dados por meio de open finance. Dentro deste grupo, os profissionais CLT são os mais propensos a aderir (59%).

Para Ricardo Ferreira, COO da Matera Insights, o crédito no Brasil depende da capacidade de empresas e lideranças alinharem inovação às expectativas dos clientes, que têm mais conhecimento e segurança em suas decisões. Ferreira defende ainda que o aumento das expectativas tem pressionado empresas a reinventarem suas estratégias para oferecer experiências mais ágeis, personalizadas e confiáveis.

Crédito
 

O estudo mostrou ainda que a evolução do mercado de crédito no Brasil expõe o desafio das empresas financeiras em acompanhar clientes cada vez mais exigentes e confiantes. Entre os entrevistados, 65% afirmaram se sentir confiantes em suas decisões financeiras — mulheres representam a maioria — e 70% dos consumidores preferem contratar produtos de crédito por canais digitais, corroborando que o aplicativo da instituição, hoje, é o melhor ponto de venda.

O levantamento revelou ainda que 30% dos entrevistados já contrataram crédito motivados por uma oferta recebida, embora a taxa de juros ainda seja o fator mais determinante na escolha de produtos financeiros. A pesquisa detalha, ainda, o comportamento dos consumidores brasileiros ao buscar crédito e destaca que, embora a taxa de juros lidere os critérios de escolha, apenas 34% dos entrevistados souberam informar a taxa que pagaram no último produto de crédito contratado.

Ao longo de 2024, o cartão de crédito liderou como o produto mais popular, utilizado por 89% dos entrevistados, que, em média, disseram já usar quatro soluções financeiras ao longo da vida. Ainda de acordo com a pesquisa, 54% dos entrevistados tiveram ao menos um pedido de crédito negado nos 12 meses do ano passado.

Para Ricardo Ferreira, COO da Matera Insights, o estudo é uma ferramenta estratégica para tomar decisões com mais informações, mostrando também ainda oportunidades e como a tecnologia — em especial a inteligência artificial — pode ser utilizada para alavancar a experiência do cliente.

Expectativas para 2025
 

A pesquisa, ao ouvir os executivos, constatou que, para 2025, as expectativas indicam uma desaceleração no volume de concessões como consequência de fatores como juros elevados e inflação crescente. Além disso, os principais desafios apontados pelos gestores incluem cenário macroeconômico e endividamento, concorrência e hiperpersonalização, concessão de crédito adequada e inclusão financeira.

O futuro do crédito é personalizado, ágil e orientado por dados, assinalou Ricardo Ferreira, acrescentando que a IA, que não é novidade no setor, é indispensável para essa construção, permitindo que as instituições ofereçam soluções úteis, transparentes e conectadas às necessidades dos consumidores mais exigentes. Assim, clientes terão uma jornada mais fácil, melhor, e instituições financeiras terão mais rentabilidade, completou. 

Inclusive, o uso da inteligência artificial (IA) no setor de crédito continua evoluindo, tornando-se uma estratégia cada vez mais sofisticada para personalizar ofertas e aumentar a eficiência operacional das instituições financeiras. De acordo com executivos do setor escutados pela pesquisa, a tecnologia está sendo usada para segmentar perfis de clientes, criar fluxos dinâmicos de contratação e desenvolver ‘personas’ baseadas em dados internos e externos, permitindo análises mais precisas e personalizadas na concessão de crédito.  

Tendências como o uso de chatbots para atendimento, análise de dados não estruturados e parceiros especializados têm sido incorporadas ao setor, facilitando a oferta de crédito no momento mais adequado para o consumidor. A pesquisa indicou que o avanço na capacidade de processamento de dados está ampliando as aplicações da IA, tornando o crédito mais acessível e eficiente.
 

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