INOVAÇÃO E SOBREVIVÊNCIA NA VISÃO DO ALIBABA

07 de março de 2025

por Soraia Yoshida

INOVAÇÃO E SOBREVIVÊNCIA NA VISÃO DO ALIBABA

Para uma empresa sobreviver, é preciso inovar ou seria preciso inovar para sobreviver? Joseph Tsai, cofundador e chairman do Alibaba, uma das maiores plataformas de e-commerce do mundo, acredita que a inovação é um pilar da sobrevivência de qualquer empresa. Ele diz que nos primeiros anos, o Alibaba operava com recursos limitados e, por isso, cada decisão precisava ser estratégica para garantir a continuidade do negócio. “Jack Ma nos ensinou que, enquanto sobrevivermos mais um dia, teremos a oportunidade de criar algo novo”, conta nesta conversa com Jeffrey Katzenberg, cofundador da Dreamworks e presidente da Universal Animation Studios. 

Em 1999, Tsai trocou um cargo bem remunerado no setor financeiro por uma startup de e-commerce na China. Seu salário despencou de US$ 700 mil para US$ 600 por ano, mas ele estava convicto de que o Alibaba poderia se tornar algo revolucionário. “Quando entrei naquele pequeno apartamento em Hangzhou e vi as pessoas dormindo em sacos de dormir, trabalhando dia e noite, percebi que aquilo era a garagem da HP da China”, contou.

Essa mentalidade levou o Alibaba a expandir organicamente suas operações. O primeiro grande sucesso foi o marketplace B2B, que permitia que fabricantes e exportadores chineses se conectassem a compradores estrangeiros. A necessidade de facilitar as transações resultou no desenvolvimento do Alipay, solução de pagamento que posteriormente se tornaria uma das maiores fintechs do mundo. “A inovação nasce da necessidade. Desenvolvemos tudo organicamente porque tínhamos que sobreviver”, explicou.

 

Texto originalmente publicado por The Shift. Reprodução autorizada exclusivamente para a Abranet. A reprodução por terceiros, parcial ou integral não é permitida sem prévia autorização

leia

também