Pix impulsiona e e-commerce brasileiro pode chegar a US$ 585,6 bilhões em 2027

17 de março de 2025

por Por Roberta Prescott

Pix impulsiona e e-commerce brasileiro pode chegar a US$ 585,6 bilhões em 2027

Puxado por Pix, população jovem e gosto por inovação, o comércio eletrônico no Brasil tem previsão de crescimento ano a ano, entre 2023-27 de 21%, com volume podendo chegar a US$ 585,6 bilhões em 2027. Se alcançar a cifra o montante representará uma alta de 70% na comparação com 2024.

Os dados constam de relatório da fintech canadense Nuvei que mapeou os mercados. A 2ª edição do estudo “Guia de expansão global para mercados de alto crescimento”, produzido pela Nuvei, fintech canadense de soluções de pagamento, apontou que o e-commerce no Brasil movimentou US$ 346,3 bilhões em 2024. Em 2018, o volume era de US$ 85,5 bilhões. Com isso, o comércio eletrônico no País deve alcançar em 2027 uma alta de 585% sobre a marca de 2018.

Daniel Moretto, vice-presidente sênior da Nuvei para Brasil e América Latina, ressaltou que o Brasil tem crescido no e-commerce também com vendas transfronteiriças online (o chamado comércio online cross-border), uma modalidade que deve saltar dos US$ 26,6 bilhões de 2024 para US$ 51,2 bilhões em 2027, registrando uma alta de 92,5% no período. Em 2023, segundo o estudo, o Brasil tinha uma fatia de 7% do mercado global de e-commerce. Entre os países emergentes, o Chile é o que concentra a maior parte das operações, com 23%, seguido por México, com 20%.

Com relação a segmento, o varejo teve o maior volume de operações do comércio eletrônico em 2024, com US$ 137,3 bilhões. Na sequência, destaques para viagens (US$ 56,7 bilhões), apostas (US$ 39,3 bilhões), aplicativos de entrega e de transporte individual (US$ 16,8 bilhões) e serviços de streaming (US$ 10,7 bilhões). Categorias diversas somaram outros US$ 67,8 bilhões. A Nuvei opera em 200 mercados, tem cerca de 2 mil funcionários e recém fechou capital na bolsa. A empresa tem valor de mercado avaliado em US$ 6,3 bilhões. “Somos adquirentes direto em diversos países e, em maio, seremos no México”, adiantou Moretto.  

Com relação à presença na América Latina, o executivo avaliou que a empresa está forte no México, na Colômbia e no Brasil, onde tem atuado mais com cross-border, trazendo clientes asiáticos para testar e entrar no mercado brasileiro. Para a Nuvei, os mercados emergentes estão não apenas acompanhando as tendências digitais, mas estabelecendo-as.

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